segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Um novo recomeço


Recomeçar, palavra pequena que não traduz uma terça parte da grandeza que ela significa. Um novo começo? Não é tão simples assim.
Significa muito mais! É um olhar profundo para dentro de nós mesmos a fim de analisar o que nos incomoda, o que nos perturba, o que faz com que queiramos mudar. Sabemos que não podemos mudar o mundo nem as pessoas, mas sempre podemos auxiliar, ajudar, aconselhar, mas mudar não!
As mudanças reais só ocorrem por vontade própria, têm que vir literalmente de dentro para fora, senão são apenas mudanças aparentes e essas não duram. Cedo ou tarde elas se desfazem e volta tudo a ser como outrora.
A vida é assim, feita de mudanças! Seja elas internas ou externas. Mas vivemos constantemente convivendo com as mudanças. O que não compreendemos é que sempre é saudável mudar. Sempre traz uma lição, seja ela boa ou ruim.
Aprendemos muito com elas, mesmo as que não gostaríamos que acontecessem. Se vieram é porque tinham que vir. Cabe a cada um de nós tentar aprender o que elas querem dizer, pois elas sempre dizem alguma coisa. Alguns podem chamar de rebeldia quando ocorre alguma mudança mais radical, outros podem entender como um grito de alforria, outros podem não entender que é simplesmente um "Oi! Eu existo! Estou aqui!"
Não cabe a ninguém julgar! E sim tentar compreender! Estamos todos de passagem neste plano e o que levaremos quando partirmos será somente o que aqui vivenciamos e aprendemos. Serão nossos erros e acertos! Acertamos muito! Toda vez que fazemos algo de bom para nós ou para o outro estamos acertando, nossas dúvidas também são acertos, nossas tentativas muito mais. Mas erramos, infelizmente, erramos muito! O orgulho, a vaidade, a soberba, o egoísmo, ainda prevalecem muito entre nós. O julgamento, esse é deveras cruel. Julgamos o outro porque ele pensa diferente, porque ele age diferente.
Os seres humanos são todos iguais perante o Pai Maior, mas ao mesmo tempo ninguém é igual a ninguém. Em essência somos todos diferentes e existe um propósito para isso: a convivência. Só aprendemos e evoluímos convivendo uns com os outros. Aprendemos o respeito, a tolerância, a dividir, a amar o outro mesmo quando ele, aparentemente, é nosso oposto.
As aparências muitas vezes enganam. Aqueles que achamos que são tão diferentes acabam possuindo mais semelhanças do que imaginamos.
Encontros e desencontros, partidas e chegadas, começos e recomeços... e a vida segue!
Muitas vezes seguramos o nosso próprio leme e outras tantas somos guiados e levados por uma força maior. Às vezes, não entendemos por ora o porquê? Porque nem sempre é o momento oportuno. Sempre existe uma razão para tudo, mas nem sempre ela é a desejada.
No decorrer da vida nos encontramos com diversas pessoas e também nos desencontramos para tempos depois reencontrarmos. Trama do destino, quem sabe? Ou uma nova oportunidade de recomeço? Tudo está entrelaçado pelas teias da vida!
A cada partida surge a esperança da chegada! Pode ser uma viagem longa para um novo plano ou um pequeno percurso de poucos dias. Sempre que alguém se vai fica a saudade e a grande espera pela volta.
E sempre voltamos!
Para recomeçar de onde paramos ou para fazer um novo começo!

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário