sexta-feira, 29 de maio de 2015

Por que meu filho não gosta de ler?

Geralmente, estamos acostumados a ouvir certos pais questionando sobre as atitudes de seus filhos: “Ah, meu filho não gosta de ler, e é uma dificuldade fazê-lo estudar, não entendo o por quê!”. A resposta, muitas vezes, pode estar nas próprias atitudes dos pais quanto ao incentivo que eles dão a seus filhos, para que eles gostem de ler e, consequentemente, gostem de estudar.
Quando a criança está no processo de alfabetização, ela se encontra dependente de um adulto para que consiga dar andamento nos seus estudos, na escola, a sua “âncora” é o professor, e, em casa, os pais. Agora, se o aprendiz não recebe uma atenção necessária neste momento, provavelmente, surgirão alguns problemas.
Se no processo de alfabetização a criança ver o seu responsável, habitualmente, lendo, isso, de certa forma, mesmo que inconsciente, estará motivando e incentivando o filho para que realize tal ação. Certamente, a criança se sentirá ansiosa para conseguir fazer o mesmo, ou se ela já passou por esta fase, acompanhará seus pais na leitura, aumentando o vínculo entre pais e filhos, conforme afirma Lacerda: “os livros podem ajudar a estabelecer um diálogo entre pais e filhos”.
Cabe esclarecer que o incentivo à leitura defendido aqui tem um único objetivo: que as crianças se tornem adultos capazes de compreender diferentes tipos de situações e que tenham um senso crítico perante a sociedade. Não queremos dizer que elas devem ler somente com o intuito de estudar, pois se pensarmos dessa forma, conforme Ferrarezi: “a leitura é uma espada no peito delas e não um prazer”, ou seja, a leitura perderá o encanto para as crianças, e é justamente o que não queremos, pois, a partir daí, surgirá um propósito inverso: o desgosto pela leitura.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário