quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Pen drives espalhados pelo mundo

O Dead Drop é um movimento de difusão de informação através de pen drives públicos. A ideia do artista plástico alemão Aram Bartholl, começou em 2010 na cidade de Nova York. Com apenas cinco dispositivos espalhados por paredes da cidade, ele pregava a necessidade de se repensar a distribuição de dados e do domínio público de conhecimentos.
Para participar, basta inserir o dispositivo de memória em um lugar inusitado e enviar a foto e localização do pen drive para a base de dados do Dead Drop. No Brasil só existem cinco pontos do movimento, que ficam nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A única informação prévia dentro do dispositivo são as regras da ‘brincadeira’, escritas como um manifesto bem humorado no formato txt. Qualquer pessoa pode armazenar músicas, fotos, arquivos que gosta e ter acesso ao de outras pessoas. “Um Dead Drop é um pedaço nu de tecnologia ‘Universal Serial Bus’ ligado passivamente, embebido na cidade, o único espaço publico verdadeiro.’, diz um trecho do texto explicativo.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário