quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estresse, o mal da vida moderna

Entre os fatores que desenvolvem esta síndrome estão correria do dia a dia e o trânsito
Você está apressado para chegar ao trabalho ou faculdade. Sai bem antes do horário para conseguir ir com calma e se locomover ao local desejado com tranquilidade, porém no meio do caminho surge um congestionamento. Nesse momento, a alegria de sair antecipadamente se transforma em tensão. O trânsito é uma das razões do estresse, mas afinal, o que é essa doença?

"Existem diversos conceitos para o estresse, uma definição bastante utilizada defendida por Lazarus e Folkman, é que o estresse é uma demanda ou problemas, internos e/ou externos que ultrapassam os recursos pessoais e sociais de uma pessoa ao enfrentá-lo", explica a psicóloga clínica, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-GO e professora das FaculdadesAlves Faria (Alfa), Renata Tomaz.

Diversos motivos podem levar uma pessoa ao estresse, que se não cuidado, evolui para consequências graves. Segundo a psicóloga, "quaisquer situações podem ser consideradas estressoras, pois uma situação será considerada estresse dependendo da forma como a pessoa irá lidar com a mesma. Por exemplo, o que é estresse para mim, não necessariamente é estresse para você, pois você pode ter recursos que eu não tenho, para lidar com o problema".
Apesar disso, a profissional destaca que existem "algumas fontes que podem gerar estresse, por exemplo, problemas rotineiros (como o trânsito), ou excesso de trabalho". Quando questionada se a correria do serviço ou a agitação do dia a dia podem ser influências para o desenvolvimento do estresse, ela afirma que sim, "porque são situações que vivenciadas todos os dias podem sobrecarregar as pessoas".
Sobre a existência de pessoas com mais tendências em ficarem estressadas, Renata afirma que: "Sim, por exemplo pessoas com baixa resiliência, ou mais vulneráveis, que estão em situações de risco." A psicóloga explica que um fator pode influenciar a forma de viver o estresse é o perfil de personalidade. "Indivíduos com traços ansiosos podem vivenciar com maior frequência, ou de forma mais intensa o estresse", diz.
Sintomas e Consequencias:
Renata afirma que existem alguns sintomas de indicação do estresse, como taquicardia, sudorese, arrepios, náuseas, sensações gastrointestinais, dilatação da pupila, hiperventilação, entre outros.  Ela também explica que o estresse pode levar a diversas complicações com o surgimento de problemas físicos, psicológicos e sociais. "Está relacionado ao surgimento de doenças físicas, como gastrite, envelhecimento precoce, baixa imunidade, psoríase, etc. Pode desenvolver transtornos mentais, como ansiedade, pânico, depressão, ou dificuldade em se relacionar", cita.

A psicóloga explica que dependendo da situação, o estresse tem o risco de levar uma pessoa à morte. "Pode desencadear. Por exemplo, uma pessoa tem uma doença grave, ou predisposição genética, o estresse pode desencadear um sintoma severo, ou uma patologia grave, que pode levar uma pessoa a morte", diz.
A especialista ainda cita algumas maneiras de se evitar a doença. "Alimentação saudável, atividade física, lazer, buscar modificar comportamentos e hábitos que podem levar ao estresse (por exemplo, relaxamento)". Porém, a profissional concede um alerta as pessoas que são estressadas. "Se o estresse estiver intenso, a pessoa estiver vivenciando seus sintomas com muita frequência, procure ajuda profissional, através de um psicólogo, e de um psiquiatra."
Exemplo:
Você já deve ter observado alguém em determinada situação, e imaginou que esta pessoa deve estar estressado(a), ou então brigou com algum parente ou amigo, e no meio da discussão, solta: "Calma! Está estressado?". O estresse é mais comum do que se pode imaginar, e atinge diversas pessoas das mais variadas idades, e pode ter início quando criança.
Esse é o caso de Welica da Silva Mendes. Atualmente com 29 anos, a esteticista possui a síndrome desde os 12. Ela explica que o excesso de trabalho e correria do dia a dia são os motivos que causam estresse, e cita alguns sintomas que indicam que está estressada. "Perco a voz e tremo bastante."
Em sua opinião, não existem maneiras de se evitar essa síndrome, que provoca consequências físicas, psicológicas e emocionais, como problemas de pele e cabelos, dores musculares, baixo libido, depressão, insônia. Ela afirma que para amenizar o estresse, procurou ajuda fazendo terapia reiki, e pilates.
Além dessas atividades, para tentar ficar menos estressada, Welica também procurou ajuda médica. Ela explica que o profissional aconselhou a fazer terapias e esporte. A esteticista também toma medicamentos: "Uso remédios diariamente, quatro comprimidos por dia", afirma.
Welica dá uma sugestão a pessoas que estão sofrendo com problemas relacionados ao estresse: "Procure fazer terapias como reiki, acupuntura, e sempre que possível viaje, mude a rotina do dia a dia."
Alimentação:
Você sabia que a alimentação também influencia no humor das pessoas, e consequentemente no estresse? A endocrinologista Myrna Campagnoli, explica que isso acontece quando alguns neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e euforia, como a serotonina e a dopamina, são estimulados pela comida.
Todo alimento, inclusive os que promovem a boa sensação no organismo, devem ser consumidos de maneira equilibrada. "O ideal é manterá dieta sempre variada e saudável, incluindo alimentos que proporcionam bem-estar em todas as refeições. O estímulo à produção de neurotransmissores está ligado ao consumo do alimento", afirma a endocrinologista.
Myrna ressalta que o consumo não precisa ser grande, e que, geralmente, o efeito não é acumulativo. "Comer uma barra de chocolate inteira ou uma penca de bananas, por exemplo, não proporcionará uma sensação maior de prazer. Muitas vezes, inclusive, acontece o oposto", diz.
Segundo a médica, existem vários alimentos que auxiliam na busca de tranquilidade. "O leite, por exemplo, é rico em triptofano, cálcio e fósforo. Isso auxilia na produção de neurotransmissores do bem-estar. O leite também pode incrementar a produção de substâncias envolvidas na qualidade do sono, ajudando a dormir melhor e reduzindo o estresse", explica.
A endocrinologista, explica que uma alimentação errada, o excesso de gordura, açúcar e sal, além do abuso de álcool são fatores que certamente pioram a qualidade de vida e causam mal-estar. A profissional também inclui o sedentarismo nesta lista. "O corpo necessita se movimentar e do consumo de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos para manter um bom funcionamento e a sensação de bem-estar. Na ausência destes fatores, a sensação de prazer também estará diminuída", conclui.
Entre os alimentos que ajudam a melhorar o humor estão a banana, aveia, chocolate, ovos e leite. Para a melhora do sono e a pessoa ficar mais calma os alimentos recomendados são o maracujá, mel, queijo e macarrão. 

Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário