terça-feira, 24 de junho de 2014

O mundo maravilhoso das abelhas e sua importância na vida das pessoas



Na história, as abelhas tiveram sua importância na alimentação dos primeiros humanos. Na civilização, na organização dos trabalhos em equipes, como exemplo na formação das colunas de guerras ao convívio em grupo e liderança. Do que se acreditava: ser o rei no comando da colméia e não uma rainha, a todos fascinava a doçura do mel contrastando com as dolorosas ferroadas das abelhas.

Esta história gerou um fascinante estudo para compreender o mundo particular deste “reino” animal. Muitas vezes incompreendido, excomungado e exumado a fogo. Quando devíamos saber que as abelhas são um relógio biológico que mede as mudanças climáticas, somente nos falta entendê-las.


 As abelhas produzem alimento para a humanidade (polinização) e mais importante ainda, induzem na qualidade de vida e na saúde, advindas de seus produtos mel, cera, própolis, geleia real, pitoxina.

É visível o temor das pessoas ao se depararem com uma única abelha dentro de casa, na janela ou jardim. É ainda pior com um embolamento de abelhas num galho de árvore em uma revoada de enxameação ou uma colméia improvisada em alguma residência, o que leva muitas vezes a fuga das pessoas ou a exterminação do inseto, causando um desequilíbrio tanto na polinização
, como na mesa e na saúde da população humana.

Durante o período que estudamos o Gênero Apis (abelha da espécie Mellífera) no Rio Grande do Sul constatamos um ambiente inóspito e uma sociedade sem consciência da importância do Ecossistema em nossa vida. Precisamos urgente de campanhas educacionais das escolas e nos meio de comunicações para atribuir a sociedade de responsabilidades com a natureza. As abelhas Incluíram em seu código o medo ao fogo e fumaça por serem perseguidas pelas pessoas a milhares de anos: atualmente, estão numa brutal dificuldade ao perderem o espaço nativo. 


Constatamos que pedem socorro ao adotarem os tabiques das moradias dos humanos. É preciso ter consciência: elas nos prestam um importante serviço.

 
Daiana Paula Franchia Lucas e outros.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário