sábado, 4 de junho de 2016

Segundo cientistas, zika vírus pode ser transmitido por sexo oral


Um caso na França pode ser o primeiro a comprovar este tipo de contágio.

Cientistas acreditam que a relação sexual é uma importante forma de contágio do zika vírus.


Em uma carta publicada na sexta-feira, 27 de abril, na revista New England Journal of Medicine, cientistas levantaram a possibilidade de que o vírus da zika pode ser transmitido pelo sexo oral, descrevendo um caso na França.

Um único incidente pode parecer trivial, mas até o início deste ano, havia apenas um caso conhecido de transmissão sexual do vírus. Agora cientistas acreditam que esta é uma importante forma de contágio que ampliou a epidemia de zika nas Américas.

 Casos já foram registrados em 10 países onde não há mosquitos que transmitam o vírus, incluindo França, Itália, Portugal e Nova Zelândia.

No caso francês, um homem de 46 anos voltou a Paris do Rio de Janeiro no dia 10 de fevereiro, pouco tempo depois de apresentar sintomas do zika vírus – febre, dor de cabeça e coceira no corpo. 

Ele manteve relações sexuais, incluindo sexo oral, com uma mulher de 24 anos entre 11 e 20 de fevereiro. Ela adoeceu no dia 20, e ambos fizeram testes para detectar se estavam contaminados com o vírus no dia 23.

O homem tinha altos níveis do vírus no sêmen e na urina, mas nenhum no sangue ou saliva. A mulher tinha o vírus na saliva e na urina, além de anticorpos do vírus no sangue. Um teste vaginal deu negativo para a infecção.

“Acredito que isso não mude nada, mas mostra quão elaboradas as formas de contágio podem ser”, disse William Schaffner, chefe de medicina preventiva da Vanderbilt University Medical School.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário