quarta-feira, 18 de maio de 2016

Manter aparelhos eletrônicos em stand by também consome energia


Deixar o carregador do celular o tempo todo plugado à tomada, mesmo que o aparelho não esteja carregando, onera conta de energia elétrica. Especialista consultado pelo recomenda bom senso no uso de cada aparelho.

A "carga estática" é a carga de energia que os aparelhos gastam quando não estão em uso

Manter aparelhos eletrônicos plugados nas tomadas, ainda que sem uso, é uma forma de consumir energia elétrica, fato que torna o modo stand by (modo de espera) um vilão doméstico silencioso.

Uma pesquisa realizada pela ONG NRDC (Conselho de Defesa dos Recursos Naturais), nos Estados Unidos, avalia que, em média, 65 aparelhos eletrônicos permanecem plugados ininterruptamente, o que representa um gasto de 23% de energia nos lares americanos.

Embora seja um tema ainda pouco debatido, o uso de TVs, micro-ondas, home theaters e demais aparelhos presos à tomada é atitude comum nos lares brasileiros. 

Ainda que pareça um gasto ínfimo, o ato contínuo pode gerar impacto negativo no orçamento mensal e merece um "olhar cuidadoso", conforme sugere o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em eficiência energética, Tomaz Nunes Cavalcante Neto.
De acordo com ele, pesquisas revelam que as luzes sinalizadoras dos aparelhos eletrônicos, as chamadas "lâmpadas de stand by", podem representar, aproximadamente, 11% a 12% do consumo médio residencial para o consumidor de baixa renda. "Hoje, os custos já são representativos no Brasil. 

A máxima é usar de forma consciente a energia elétrica. É isso que a gente indica para todo consumidor, principalmente agora que o preço da energia está num patamar bem elevado".

Embora nem sempre venham com lâmpadas de stand-by, os carregadores de celular também gastam energia. "Se você pegar num carregador, deve sentir ele quente. Mesmo que a perda de energia seja mínima, a corrente vai circular pelos componentes, transformando a energia elétrica em calor". 
Ainda segundo o especialista, deixar ou não aparelhos eletrônicos em “stand-by” requer bom senso. "Todos os equipamentos não utilizados têm que ser desligados da tomada, mas lembrando que existem também equipamentos que têm necessidade de ficar o tempo todo ligados, como o decodificador de TV por assinatura. 
O bom senso é sempre bem-vindo", recomenda.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário