terça-feira, 1 de março de 2016

Segurança: pública ou privada?


Segurança Pública e Privada é uma via de mão dupla

 O recrudescimento da criminalidade no Brasil fez com que as organizações criminosas mais complexas ou larápios comuns, determinassem a mudança de olhar dos órgãos de segurança pública, e o avanço das empresas de seguranças privadas.
Por si só, a Segurança Pública dos Estados não contemplaria os anseios sociais e empresariais. Segurança é um labirinto de tendências, leis, gestões, políticas, investimentos e recursos humanos qualificados, que devem ser regidos com maestria.
A plena Segurança depende do povo, do empreendedor, dos intelectuais e da iniciativa privada como um todo.
Assim como a Polícia, a Segurança Privada também precisou se adaptar nesses últimos 30 anos. Ninguém está pronto e acabado, sendo a melhoria continuada uma rotina diante das inovações tecnológicas e arquitetônicas.
A Segurança Pública e a Privada não são e nunca foram concorrentes, pois trabalham em áreas distintas das necessidades sociais. Devem trabalhar integradas dentro de um sistêmico processo de troca de informações em cooperação mútua.
O princípio da complementariedade é uma realidade nos EUA e Europa, em que ações conjuntas da Força Pública e Privada, geram resultados tanto na prevenção, investigação e inteligência no combate à criminalidade.
Nossos papeis estão traçados na Lei Federal n.7102 de 20/06/1983, e no caso da Segurança Pública na CF/1988 em seu art.144. Tais positivações claras demonstram que o foco principal é a sociedade e sua proteção.
É imperativa; que para o sucesso do controle efetivo da violência, prevenção e criminalidade; a necessidade de um sistema de segurança pública e justiça criminal legítimo e eficiente com respeito ao Estado Democrático de Direito.
Os resultados duradouros de um sistema passa pela comunidade social e as comunidades empresariais privadas.
Enfim, a Segurança Pública e Privada é uma via de mão dupla. A interação deve ser a tônica dos próximos anos, para assim vencermos à luta contra o crime.
Juntos Somos Fortes!
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário