quinta-feira, 17 de março de 2016

Empresas que financiam processos de divórcio fazem sucesso


Há um número crescente de empresas que financiam as batalhas legais referentes aos bens de antigos casais.

Empresas que financiam os processos de divórcios correm o risco de o casal se reconciliar.

Em diversos países ocidentais, entre eles os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, os advogados especializados em divórcios não podem representar seus clientes em troca de uma parte do acordo de separação que consigam fazer, em vez de uma remuneração fixa. 

Na opinião de algumas pessoas esses acordos iriam provocar divórcios ainda mais desagradáveis. No entanto, as mesmas regras não se aplicam ao número crescente de empresas que financiam as batalhas legais referentes aos bens do antigo casal.

A empresa inglesa Novitas Loans já fez empréstimos a 1.500 pessoas em processo de divórcio, a maioria mulheres, ou a divorciados a uma taxa de juros de 18% ao ano. Os empréstimos destinam-se ao pagamento de despesas jurídicas; em geral, os ex-casais têm uma expectativa de ganhar três vezes mais o valor do empréstimo na partilha de bens. 

Sem os empréstimos muitos não teriam condições de prolongar o processo de divórcio e teriam de se contentar com acordos bem mais modestos, disse Jason Reeve, o diretor da empresa. Segundo Reeve, a Novitas Loans recebe uma enorme quantidade de cartas de agradecimento de pessoas a quem concedeu empréstimo.

 Nigel Shepherd, membro da Resolution, uma associação de advogados de família, disse que a demanda por esse tipo de empréstimo teve um grande aumento, desde que o governo do Reino Unido restringiu a ajuda jurídica aos divórcios em 2013.

Brendan Lyle da empresa americana BBL Churchill Group com filiais em 27 estados, disse que faz um papel “de intermediária e, ao mesmo tempo, de terapeuta na concessão do empréstimo”. Clientes vingativos, determinados a lutar até o final por cada bem da partilha, não são incentivados a continuar. 

O valor médio do empréstimo, com a taxa de juros de cerca de 16% ao ano, é de US$306,000 no estado de Nova York e um pouco menos em outros estados. A taxa de inadimplência é de apenas 2%, embora a tolerância seja menor com clientes que resistem a cumprir suas obrigações.

As empresas que financiam os processos de divórcios correm o risco de o casal se reconciliar. Nesse caso, os bens não são vendidos e os que contraíram empréstimos em alguns casos não têm condições de quitá-los. 

Por esse motivo, Novitas prefere financiar processos que estão sendo julgados há muito tempo, um sinal que a reconciliação é impossível.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário