terça-feira, 8 de março de 2016

Caldo de cana em caixinha: irmãs inovam e conquistam "mercado da saudade''


Ana Carolina e Ana Maria, empreendedoras da Acana, têm como foco brasileiros que moram no exterior e buscam por produtos de sua terra natal.


As irmâs Ana Carolina e Ana Maria tiveram uma ideia em criar uma marca que vende caldo de cana no exterior. Acana foi lançada em setembro do ano passado e teve como destino países como o Japão. As empreendedoras esperam ter um faturamento neste ano de R$ 5 milhões. “Percebemos que a água de coco já estava na caixinha, e o açaí também. 

Fizemos uma pesquisa e vimos que havia um mercado para o caldo se industrializar”, contou Ana Carolina à revista Exame.

De acordo com Ana Carolina, a ideia do negócio surgiu durante um almoço de família. Ela conta que possui uma fazenda em São Carlos que é utilizada para plantação de cana desde 1950, demonstrando a relação familiar com a matéria-prima.

As irmãs passaram dois anos estudando e desenvolvendo o produto para garantir a qualidade do caldo. “O nosso caldo não tem conservantes ou outros produtos químicos. É só caldo mesmo. Com a diferença de que você não corre o risco de passar mal depois, como às vezes acontece na feira, já que o nosso é produzido num processo industrial”, explicou Ana Carolina à Exame.

A partir dessa etapa, as empreendedoras investiram na implantação da fábrica em uma fazenda de plantação de cana de açúcar pertencente à família, localizada em São Carlos. Segundo as sócias, a proximidade da plantação com a fábrica permite a trituração logo após a colheita, procedimento ideal para assegurar a durabilidade do produto na embalagem.

O objetivo do negócio é atingir o “mercado da saudade”- clientes brasileiros que vivem no exterior e têm a necessidade de consumir produtos da sua terra natal. Mas despertou a atenção em redes de supermercados no País. “Já estamos nas prateleiras de redes como Carrefour, Walmart, St Marche e Zaffari e estamos negociando com o Pão de Açúcar”, comemorou Ana Carolina.

Os planos para 2016 é comercializar o caldo para lojas no Rio de Janeiro por conta das Olimpíadas.  Até o momento, exportaram o produto para o Japão e Canadá.

 As sócias estão em negociação para vender o caldo de cana para os Estados Unidos. A expectativa de lucro é faturar R$ 5 milhões até o fim deste fim de ano.


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Um comentário:

  1. Tem só no Zaffari de São Paulo? Tinha que ter no daqui de Porto Alegre também, afinal por aqui é uma dificuldade para achar um caldo de cana bom.

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