domingo, 20 de março de 2016

A vida em 140 caracteres


Twitter contabiliza temas mais comentados, o que auxilia os jornalistas


A popularização da Internet e das redes sociais modificou e vem modificando a forma das pessoas de se comunicar e de enxergar o mundo.  O Twitter é uma dessas redes, e há 10 anos consolida-se como uma das mais influentes do planeta.  
O nome da rede social foi inspirado no barulho emitido pelos pássaros, e em inglês significa ‘gorjear’. A ideia por traz desse nome faz parte do conceito da rede social, que com um número limitado de caracteres por postagem permite ao usuário apenas um pio por vez. 
A importância do Twitter tem sido discutida por acadêmicos de várias áreas, e seus impactos no cotidiano já são comprovados por estudos.
A comunicadora Bruna Borjaille constata a influência do Twitter no modo como é feito jornalismo no Brasil. No artigo ‘A influência do Twitter no Jornalismo’, a autora afirma que “Hoje, não apenas jornalistas, mas toda sociedade possui uma participação na construção de notícias que são veiculadas em meios jornalísticos”, e que “O Twitter abriga pessoas que podem ser consideradas formadoras de opinião”. 
Um dos exemplos da influência das redes sociais citados por Bruna em seu artigo é a questão do furo jornalístico, que com a fluidez da internet acaba não dependendo mais das instituições profissionais de comunicação.
A autora afirma ainda que a capacidade do Twitter de contabilizar e organizar os temas mais comentados do momento auxilia os jornalistas a compreenderem as demandas do público. 
“Cada vez mais conectadas, as pessoas interagem através das novas mídias e manifestam suas vontades e interesses, o que, consequentemente, auxiliam na construção de pautas para os jornalistas de plantão”. 
Outro ponto abordado pelo artigo é o do questionamento da existência de profissionais da informação a partir dos avanços tecnológicos: “Muito se comentou sobre o fim da profissão de jornalista com o advento da Web 2.0”.
Segurança
A forma como o Twitter funciona também influencia em um assunto de interesse geral: segurança pública. No livro ‘A blogsfera do Brasil: do tiro ao Twitter’, as autoras Silvia Ramos e Anabela Paiva apresentam uma análise dessa influência, e colocam que “Talvez venha a época em que a segurança pública dependa menos dos tiros e mais do Twitter”. 
Elas explicam que na esfera virtual,  as redes sociais tem um poder muito grande na questão da  segurança pública. “os sites jornalísticos são apenas a ponta – mais visível, mas menor e talvez menos importante – da blogosfera policial”.  
A relevância do Twitter, para elas, vai além: “A internet tem se revelado um instrumento capaz de revolucionar todos os setores da atividade humana. A economia, a cultura, a política, o jornalismo e a publicidade são alguns exemplos”.
A chegada da Internet e das redes sociais também dividiu opinião diante dos governantes brasileiros, devido ao poder de voz e de visibilidade que as ferramentas podem proporcionar a uma população insatisfeita, por exemplo. 
No livro, elas analisam como as autoridades enxergam a postura ativa da população na política por meio da internet. “Surpreendentemente, comandos e governos associados a partidos progressistas tiveram reações reservadas ou mesmo repressoras. Outros, independentemente de inclinações polí- ticas, foram mais receptivos ao fenômeno”.
A repressão de usuários que utilizam o Twitter para falar de assuntos de interesse público que colocam em questão o poder de dominação de governos com tendência totalitária também foi estudado por Silvia Ramos e Anabela Paiva. 
“Curiosamente, quando perguntamos aos 73 blogueiros se já tinham sido punidos e se já tinham sido elogiados por comentários publicados nos blogs, o percentual de profissionais que recebeu elogios é muito próximo do percentual que sofreu represálias por causa das suas atividades no blog”.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário