terça-feira, 8 de março de 2016

A ciência comprova: animais domésticos têm efeitos terapêuticos



Você já se questionou por que gosta mais de cachorro ou de gato? Por que se identifica mais com um e não com outro? Segundo o professor Carlos C. Alberts, Doutor em Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, a diferença dos comportamentos desses dois animais pode explicar essa preferência. 

O professor afirma que "o cachorro vê o ser humano como um líder. Em uma matilha, todos os cães querem agradar o líder, o veneram e são condicionados a ele". Geralmente, uma pessoa que não se incomode com essa relação de dependência, se dará melhor com um cão.

Um gato visualiza o dono mais como uma mãe ou irmão mais velho. "Sua célula social é a família. Ele é amoroso, mas faz o que quer, tem certa independência", explica o professor. Nesse caso, alguém que tenha as mesmas características escolherá um felino.


A companhia de um animal de estimação sempre é gratificante. Uma casa com a presença de um bichinho tem uma energia diferente, positiva. As alegrias do contato com os bichos, no entanto, são apenas um dos aspectos do que chamamos de interação homem-animal. Os benefícios, para animais e para os humanos, vão muito além.

O que explica os efeitos positivos do convívio com animais de estimação é o amor incondicional manifestado por eles, pois, independente do que aconteça, o bicho sempre estará ali.
Se você teve um péssimo dia de trabalho, se acordou de mau humor, se discutiu com o vizinho, para o animal é indiferente, ele vai te amar do mesmo jeito.

Conviver e principalmente cuidar de um ser vivo que interage e troca afeto, faz com que as pessoas se sintam acolhidas. Uma coisa é você chegar em casa e encontrar um vazio, outra coisa é ter um animalzinho feliz esperando sua volta.
 Ele sempre ficará alegre, rabinho abanando em te ver, afinal, você é parte da vida dele.

Estudos científicos comprovam que o convívio com animais é benéfico emocionalmente, mas os efeitos positivos não param por aí. Além das emoções, o contato com os bichinhos produzem efeitos fisiológicos no corpo, como diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, aumento da imunidade, maior liberação de serotonina e endorfina (neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar).

Para que os benefícios ocorram, é importante não esquecer da relevância da posse responsável. Tratar o animal com respeito e com carinho é fundamental para o sucesso da interação.

O animal é um amigo do homem e muitas vezes um parceiro valioso para a vida inteira.

PriscilaCerutti

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário