sábado, 6 de fevereiro de 2016

Zoonoses e Saúde Pública


È preciso de ações para garantir o equilíbrio ecológico

Zoonoses são doenças típicas de animais que, por sua vez, podem ser transmitidas aos seres humanos. Estas doenças são provocadas por microorganismos tais como: bactérias, vírus, helmintos, rickettsias e até mesmo fungos. O combate com as zoonoses é cada vez mais importante à medida que a população mundial aumenta e consequentemente exige mais alimentos, principalmente os de origem animal para o seu consumo. 
As zoonoses podem ser Antropozoonoses, que são doenças primárias nos animais e que podem ser transmitidas aos homens e Zooantroponoses, que são doenças primárias nos homens e que podem ser transmitidas aos animais.
As primeiras zoonoses registradas foram desencadeadas a partir do momento em que o homem dominou o pecuniarismo e a agricultura, deixando de viver como nômades e se instalando perto de fontes de água e consequentemente alterando assim esses ambientes. A urbanização de grandes centros de maneira desordenada sem oferecer muita das vezes o saneamento básico necessário e a proximidade cada vez maior das pessoas com os seus animais de estimação também são pontos de destaque. 
Os principais animais transmissores de doenças são: cães, gatos, morcegos, pequenos roedores, aves e até mesmo diversos insetos.
Pessoas que possuem animais domésticos devem levá-los freqüentemente ao veterinário, deixando suas vacinas em dias e sempre que necessário faça uma checagem para a prevenção de possíveis zoonoses. 
Se notar algum animal próximo com sintomas diferentes, o orientado é que não mantenha contato com o mesmo até que seja feito o diagnóstico deste animal, evite também se expor em locais como matas, bosques, parques e florestas que possuem presença destes animais. Pessoas que possuem o sistema imunológico debilitado correm mais riscos de adquirir uma zoonose ou até mesmo desenvolver uma doença mais séria. 
Dentre essas pessoas estão: mulheres grávidas, idosos, bebês e crianças mais jovens, pessoas infectadas pelo vírus HIV, pessoas em tratamentos com quimioterapia, transplantados e pessoas que estejam fazendo uso de medicações imunossupressoras. Dentre as zoonoses mais comuns, pode-se citar: leishmaniose, leptospirose, hantavírus, febre amarela, raiva, toxoplasmose, esquistossomose e sarna.
Se o homem quer proteger a sua saúde, aumentar a produtividade e melhorar a sua qualidade de vida deve incrementar os seus esforços para controlar e radicar as zoonoses, direcionando assim as suas ações para a proteção do meio ambiente e consequentemente visando o equilíbrio ecológico.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário