sábado, 6 de fevereiro de 2016

Suporte para bicicleta gera água enquanto você pedala


Uma das táticas de sobrevivência em lugares escassos de água é tentar obtê-la por meio de uma técnica de estufa rudimentar que evapora e, depois, condensa a umidade do solo.


Não é sempre que estamos em um deserto, mas obter água limpa direto da natureza ainda pode ser importante. Pois bem, o designer industrial Kristof Retezár, da Áustria, inventou um dispositivo que consegue gerar água potável a partir da umidade do ar.
O dispositivo apelidado de 'Fontus' pode ser anexado a uma bicicleta, por exemplo, para que os ciclistas obtenham água durante passeios de longa distância.
O princípio do funcionamento do Fontus é similar à tática de sobrevivência no deserto. Utilizando energia solar, o disposito consiste em um condensador (espécie de refrigerador) conectado a a superfícies hidrofóbicos que repelem a água. Assim que o ciclista pega "vento", o aparelho esfria e condensa a umidade, que escorre pela superfície.
Em boas condições, 'Fontus' pode gerar meio litro de água em uma hora de pedalada, desde que a temperatura esteja acima dos 30° e a umidade do ar entre 80 e 90%. A tendência, é que essa capacidade aumente nos próximos anos.

Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Super interessante, genial a ideia.

    http://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/11/garrafa-condensa-umidade-do-ar-em-agua.html

    https://www.facebook.com/bioorbis
    https://twitter.com/Bio_orbis
    https://plus.google.com/108732290421045710055
    https://www.pinterest.com/bioorbis/
    http://bioorbis.tumblr.com/

    Abraços,

    Equipe BioOrbis.

    http://bio-orbis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir