O investimento nas
estratégias digitais é essencial
A cada dia que passa as empresas
buscam nas soluções de Marketing On-line maneiras de alavancar seus negócios. E
não era pra ser diferente, afinal a internet é a mídia que mais cresce no mundo
e já possui mais de 100 milhões de usuários ativos somente no Brasil.
Mais do que melhorar resultados,
investir em estratégias digitais se tornou hoje essencial para a sobrevivência
das empresas. Isso porque investir em recursos de Marketing Digital é
incontestavelmente mais rentável, tem uma aplicabilidade mais simples e os
resultados são facilmente mensurados. Porém, a matemática disso não é tão
simples como investimento = bons resultados.
Existem muitas empresas aplicando
seus esforços de maneira errada no Marketing Digital. E a verdade é que sem as
estratégias certas, o resultado obtido será dinheiro jogado fora, perda de
tempo e de oportunidades.
Neste artigo exemplificarei alguns
dos erros mais comuns das empresas ao criar e executar estratégias de Marketing
Digital, ou seja, toda ação on-line relacionada à presença da empresa e sua
marca na internet.
1- Não renovar sua logomarca
Acredite ou não, existe uma razão
para as companhias mudarem o design de suas logomarcas. Como tudo que vai
ficando ultrapassado, estilos, tecnologia e ferramentas de design também mudam
com o passar do tempo, evoluem e se renovam. As marcas precisam acompanhar
isso, que sejam mudanças sutis, mas que se adequem ao que é harmonioso para os
olhos e mostram o poder de transformação e evolução da marca.
2- Deixar o website
desatualizado
Muitas empresas criam seu site e se
esquecem de que atualizar e renovar o layout, design e funcionalidade das ações
dentro da página são de extrema importância e deve ser feito. Já pensou quando
você entra em um site e vê aquela página feia, com fontes antigas, difícil de
mexer e com cara de antigo? Você logo pensa em uma empresa com serviços
desatualizados e que não acompanha o mercado. Mudar a “cara” do seu website, a
linguagem dos textos, e manter as informações atualizadas é importante sempre.
3 – Não atualizar as mídias sociais
da empresa
Este é um dos maiores erros do
Marketing Digital – abrir contas nas redes sociais e largar. Ao criar contas
corporativas nas redes como Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter deve
existir uma boa periodicidade de atualização e geração de conteúdo. Empresas
com as mídias sociais pouco atualizadas passam aquela impressão que são
“largadas” e fora de contexto. Criar conteúdos interessantes relacionados ao
serviço oferecido pela empresa e manter os clientes informados de tudo o que
acontece é uma estratégia fundamental para a permanência no mercado e
concorrência.
4 – Não se preocupar com o SEO
Este costuma ser um erro comum entre
muitas empresas e que pode, simplesmente, levar todas as estratégias de
Marketing On-line ao fracasso. Você pode ter um site maravilhoso, mas precisa
saber como fazer para que ele apareça bem nos sites de busca, de preferência
nas primeiras páginas. Essas técnicas vão desde a criação do site até sua
manutenção e precisam ser devidamente estudadas e executadas sempre.
5 – Não ver o Google Analytics
Muitos não sabem, mas essa
ferramenta é de graça e fundamental para o Marketing Digital da sua empresa.
Muito fácil de instalar e manusear, com o Google Analytics você consegue ter
informações preciosas sobre como está a visitação do seu site, quem é o perfil
do seu público, qual a parte do site mais acessada, etc. Com isso, fica muito
mais simples elaborar estratégias acertadas de Marketing On-line, saber no que
é necessário investir mais, mudar ou potencializar.
6 – O website da empresa não abrir
em dispositivos móveis
Em uma pesquisa recente realizada no
ano passado, cerca de 72 milhões de brasileiros utilizam a internet através de
smartphones e tablets. Se o seu site não está adaptado para funcionar nesses
dispositivos você com certeza está perdendo clientes, influência e força na sua
marca.
7 – Não se preocupar com as imagens
Usar imagens que não transmitam bem
a mensagem que a sua empresa quer passar é um erro grande. Colocar imagens no
site e nas mídias sociais só para ilustrar, sem a mínima estratégia ou produção
pode ir contra o seu marketing. Muitas empresas ainda buscam e usam imagens
genéricas de sites de busca. Isso mostra a falta de preparo da empresa. O
melhor a se fazer é produzir as próprias fotos, com bons equipamentos e
roteiro. Caso isso não seja possível, ao menos usar imagens de Bancos de Dados
que existem aos montes hoje em dia. Sabemos que uma imagem fala por si só e é a
primeira impressão das pessoas ao abrir seu site. Não erre nisso.
8 – Mandar e-mails para uma lista
imensa de pessoas
Não tem nada pior do que receber
aquele e-mail que mais parece um spam, certo? Que não é direcionado a você,
contendo aquela mensagem automática que te dá até preguiça de ler. Os e-mails
devem ser personalizados, conter um bom conteúdo e sempre chamar para a ação,
ou seja, estimular uma visita ao site, curtida no Facebook ou oferecer alguma
promoção, por exemplo. Outro fator importante é a frequência de envio. Deve-se
tomar cuidado para não disparar mensagens diariamente e cansar o cliente, como
também não é indicado desaparecer por um mês e cair no esquecimento.
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