segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Eu acredito



Eu acredito que a maioria das pessoas são boas. Mas, será que estão dispostas a morrer por suas convicções? Esta semana esteve em casa um sobrinho de visita e quando lhe fiz essa pergunta sua resposta me surpreendeu.
Tio: é fácil morrer pelo que você acredita o difícil é viver toda a vida de acordo com o que você acredita. Por isso quando dizemos que acreditamos em algo devemos estar conscientes que deveremos conviver com essa decisão o resto da vida.
Eu acredito que podemos mudar de opinião no transcurso de nossa vida. Mas, será que o fazemos porque estamos avançando no nosso caminho para sermos melhores seres humanos, ou porque nos estamos transformando em pessoas mais cínicas e descrentes. Será que no nosso caminhar pela vida escolhemos caminhos que nos darão maiores benefícios em detrimento dos outros? Buscaremos estradas talvez mais complexas, mas que não prejudiquem ninguém? Acredito que todos aqueles que tenham tido bons exemplos em casa procuraram o que seja melhor para todos.
Mas, quando a tentação nos ofereça vantagens se tomamos um atalho, qual será nossa escolha?
Eu acredito que todos os profissionais do mundo, seja qual for sua profissão, sempre começam a exercê-la para benefício do próximo. Mas, tenho visto alguns que cedem às veleidades da vida e se deixam levar pelas aparências e o luxo deixando para trás os ideais que norteavam suas vidas. Quero acreditar na redenção do ser humano. Será que ele acredita que isso seja possível?
Quando olho em volta vejo corrupção, mau uso do dinheiro dos impostos, pessoas tentando salvar a própria pele em lugar de fazer o que é certo. A mentira impera, a falsidade esconde a verdade, as amizades servem para objetivos escusos, os líderes se aproveitam dos liderados. Ano trás ano, século após século o ser humano se aproveita do próximo. Mas, eu acredito que chegará o dia que a verdade iluminará o lugar que os falsos se escondem; eu acredito que um dia aquele que tem um pão para comer o compartilhará com quem não tem nada; eu acredito que os liderados finalmente perceberão quem são seus verdadeiros líderes.
Eu acredito que os falsos profetas que pululam nas nossas ruas finalmente serão desmascarados. Acreditar que é possível vencer o descaso e a desfaçatez deve ser um exercício diário. Acreditar é o contrário de desistir, cada vez que desistimos de acreditar o mal vence.
E você meu caro leitor, vai deixar de acreditar?
Boa semana.

Ricardo Irigoyen.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário