quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Comunicar é: empenhar-se em um bom diálogo


São passos que damos constantemente arrancando máscaras e abandonando papéis! 
“Podem as palavras, ditas ou escritas, machucar, mas jamais causarão dor maior que o silêncio”.
(Marco Aurélio)
Já comentei sobre a importância da sinergia  como fator preponderante para criarmos um ambiente permanente e saudável.  Neste tema e nos próximos, vejo a importância  de conhecermos os principais passos necessários para  comunicação tornar-se eficaz.
O início de uma boa comunicação (bem-sucedida) é o desejo. Sim, isso mesmo. O desejo de falar, ser ouvido, entendido! Este desejo nunca pode ser vago ou transferido, tem de ser um firme estado de espírito, uma resolução interior(somente sua), seria como uma promessa feita à nós mesmos(as) àqueles com quem estamos dispostos a nos relacionar.
Mas, para que esse desejo se concretize, precisamos ter: MOTIVAÇÃO. Quando estamos realmente motivados, temos uma vontade forte e determinada. Não é nenhum segredo. Na realidade, não é a vontade que fortaleceu,  a vontade reage em proporção direta aos motivos propostos e compreendidos.
Agora, só uma pergunta: Você realmente quer comunicar com alguém? Quais as vantagens ou desvantagens de você não se comunicar com as pessoas; suas recompensas. São perguntas importantes que precisamos fazer para nós mesmos.
A maior dificuldade que encontramos ao começarmos um diálogo, está em saber que diferentes motivos, interessam a diferentes pessoas. Temos pessoas que gostam da “fama” e outras que preferem o “anonimato”. Entretanto, sabemos que tem algo que todos nós detestamos: a solidão, ou seja, “prisão do espírito humano”, ficamos à mercê de acharmos que ninguém se interessa por nós.  Por isso, quando falo em motivação, é esta alegria que nos leva a partilhar com alguém nossos problemas, dúvidas, medos etc..
Vendo em outra perspectiva, o negócio funciona assim: há um sistema de recompensa e um sistema de sanção embutidos na natureza humana. Temos uma necessidade interior de conhecer e sermos conhecidos pelas pessoas, e a satisfação desta necessidade, nos traz uma sensação de realização humana.
Quando construímos muros que nos separam uns dos outros, a primeira impressão que temos interiormente é de segurança, mas, o resultado inevitável é de angústia espiritual e emocional, uma nítida sensação de “solidão – estamos sozinhos”.
Nossas experiências de vida são altamente pessoais, cada um de nós experimenta a intimidade e a solidão de uma forma única e pessoal. Assim, cada um de nós, deve de algum modo, definir sua motivação pessoal para se comunicar. Façam uma lista destes motivos: as necessidades, os desejos, os impulsos, os sofrimentos e até os prazeres. É bom lembrarmos que nossa vontade é tão forte, quanto nossa motivação. A probabilidade de obtermos sucesso é tão grande quanto nossa compreensão das forças que nos guiam para alcançarmos nossos objetivos desejados.
Portanto, depois desse preparo, deixo aqui a jogada: façam novamente uma lista das coisas que o estimulam à comunicar-se. Lembre-se de que, as melhores razões nem sempre são os melhores motivos. Também, lembre-se de que, seus motivos determinam seu empenho.
Paul Tournier, afirma que esse desejo interior, essa determinação, está no centro de toda comunicação bem-sucedida. Aqui, o empenhar-se, é também, uma prioridade.
Todos nós temos medo do fracasso, vivemos atualmente uma “Síndrome do Fracasso”, que se tornou o câncer da comunicação. Em uma disputa para vermos quem ganha, todos perdem. A primeira coisa que devemos examinar em nós mesmos é o nosso entendimento e o desejo de uma boa comunicação. Sejamos honestos com nossas prioridades.
Por isso, pergunto novamente: você realmente “deseja” comunicar-se? Se realmente deseja o sucesso não está muito longe de você. E as recompensas desse sucesso serão: seu crescimento pessoal, bons e efetivos relacionamentos, e uma vida feliz.
Inicialmente eu disse “passos que damos constantemente”; e o primeiro passo que daremos para um comunicação eficaz é :
_ Desejar e determinar a falar, priorizar e empenhar-se nos motivos que nos levam a construir uma nova ponte de relacionamentos saudáveis.
Então, estão dispostos a experimentar comigo esta caminhada?!  é somente uma questão de desejar…  vamos à luta !
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário