terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Você sabe qual é a sua hierarquia de valores?

Especialista conta que seus valores determinam suas atitudes
A pressa do dia a dia, aliada a falta de educação voltada ao autoconhecimento, faz com que escape entre os dedos uma das informações mais importantes na condução das nossas vidas, os nossos valores pessoais.
Sempre é possível ver empresas divulgando seus valores, porém, a maioria das pessoas esquece de que, não apenas as pessoas jurídicas possuem valores, mas todas as pessoas físicas também. Aliás, é a junção dos nossos valores pessoais que compõem os verdadeiros valores corporativos. “É por esta razão que os grandes líderes se preocupam tanto com funcionários alinhados aos valores da empresa, pois, caso isto não ocorra, dificilmente a máquina roda”, afirma o Coach Robson Profeta.
O especialista dá então exemplos. ”Imagine diversos valores pessoais: família, segurança, poder, ética, diversão, saúde, fraternidade, respeito e reconhecimento. Agora pense que, dentro de você existe uma pirâmide, e no topo desta pirâmide, o seu valor mais importante e, na base, seu valor menos importante. Para esta classificação daremos o nome de Hierarquia de Valores”, explica.
O próximo passo é eliminar o julgamento entre certo e errado. “Se para você, é mais importante o poder e para outra pessoa o mais importante é a família, ótimo. Cada pessoa tem sua ‘impressão digital’. Aqui está a primeira grande descoberta: Não devemos julgar os outros pelo simples fato de nossos valores serem diferentes. Isto nos ajuda muito a entender o outro”, conta Robson, ressaltando que esta descoberta também nos ajuda a entender o porquê nos aproximamos de determinadas pessoas.
Contudo, é importante ressaltar que os valores, apesar de serem individuais, devem sempre respeitar as Leis e regras de boa convivência/conduta. Um caso interessante pode ser de uma pessoa que tem como prioridade a fraternidade ao mesmo tempo em que não priorize poder. Essa pessoa talvez se interesse em trabalhar em uma ONG, porém, se ela tiver além da fraternidade, o poder, , ela talvez queira ser a proprietária dessa ONG.
“Um caso muito comum é aquela pessoa que possui o valor de segurança muito elevado. Provavelmente ela vai ter medo de montar um novo negócio e prefira a tranquilidade de seu salário mensal. Mas suponhamos que ela monte sua empresa e durante os três primeiros meses não obteve retorno financeiro.
 Isso vai causar um sofrimento interno até que ela resolva fechar o negócio e voltar ao mercado de trabalho. Talvez o negócio até fosse adiante, mas ela viveria mal por agredir seu valor pessoal”, exemplifica o especialista.
Portanto, os valores pessoais são individuais e responsáveis por guiar grande parte das atitudes humanas, o que ajuda, e muito a entender nosso comportamento e de certa forma, explicar o que nos motiva ou nos paralisa. “Conhecer nossa hierarquia de valores é um dos processos mais fantásticos para entendermos onde e porque fracassamos e mapearmos como alcançaremos o sucesso – e veja vem, sucesso não necessariamente refere-se a dinheiro, afinal, cada um tem sua hierarquia de valores”, conclui Profeta.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário