sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Os pseudo-intelectuais

O comportamento do falso intelectual


Todos nós carregamos nossas “verdades”, isso faz parte da nossa identidade pessoal juntamente com crenças, valores e principalmente experiências. Objetivamente, podemos perguntar: “O que é o conhecimento?” O conhecimento é a relação estabelecida entre a pessoa que conhece e o objeto a ser conhecido, ou seja, o resultado de uma experiência de constatação da vivência do fato.
Não é só a aparência física de alguém que pode nos enganar, mas também a sua aparente sabedoria. Quando uma pessoa não tem opinião formada a respeito de algum assunto ou uma bagagem de conhecimento necessária para formar uma enverga se debates em massa  como acesso fácil as informações. Alguns chegam a se considerarem extraordinariamente inteligentes ao privilegiar a informação instantânea, (qualquer que seja a informação), confundindo-a como “conhecimento”.
Para mim não passam de superficiais conduzidos pela futilidade cibernética contribuindo assim para a banalização e falsa aparência do Saber, sendo que na essência são pessoas completamente ignorantes
Sim, já conheci pessoas que aparentavam ser inteligentes, mas depois percebi que elas no fundo não passavam de pessoas rasas. No começo ao se pronunciarem e darem os seus conceitos dava a vil impressão de serem inteligentes, só que logo entregavam o quão pobres de conhecimentos eram, foram sufocadas por uma avalanche de coisas sem nexo e sem base, como se estivessem hipnotizadas ou robotizadas por frases prontas e filosofias vãs.
Um traço forte do falso intelectual é que ele adora ostentar o que aprendeu tipo o emergente que adora ostentar, mas não tem a classe de quem nasceu rico. E dessa espécie de gente, eu quero distância.
Como já dizia Paulo Baleki: “Os falsos intelectuais se escondem atrás da capa, fogem dos verdadeiros sentimentos. Eles ficam sempre distantes, porque sabem que só assim os outros podem admirá-los dentro de sua hipocrisia. Hoje desmascare um falso intelectual, desvalorizando suas vaidades, mais tarde ele pode até agradecer-lhe pelo fato de você tê-lo tirado das trevas.”

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário