terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Brasill faliu?



Na poeira do tempo, lá se foi 2015! O ano findou com o país mergulhado até o pescoço em gravíssima crise política, econômica e ética. Campeoníssima, a inflação patenteia sua face mais cruel. Em 2015, caro leitor, o Brasil quebrou a cara. Melhor: sob as bênçãos do PT, faliu!
No Poder Executivo, Dilma Rousseff, com sério risco de sofrer processo de impeachment por gastar demais e ao arrepio da lei, viu as contas federais repelidas pela unanimidade dos votos dos ministros do TCU.
Face à disputa presidencial de 2014, na qual a presidente mentiu e gastou mal, as despesas públicas alcançaram as nuvens. A carga tributária, aliás insuportável, já não cobre os gastos públicos. A inflação sem controle, acoplada ao processo recessivo em marcha, gera o desemprego e a queda do poder aquisitivo da população, em especial, dos membros das classes sociais mais pobres.
Os serviços públicos são caros e ruins. A educação, de baixa qualidade, atinge padrões jamais pensados; brasileiros morrem às portas dos hospitais sem leitos, sem remédios, sem profissionais da saúde. No asfalto se rouba e se mata impunemente.
No Poder Legislativo, o presidente do Senado é contemplado com seis inquéritos que transitam no STF, enquanto o presidente da Câmara Baixa, alegria do baixo clero, é atingido em cheio pela Lava Jato. Aguarda-se a cassação de seu mandato e a destituição do cargo. É questão de tempo!
Na Justiça, insuflada pelos ares do corporativismo tupiniquim, os presídios jazem superlotados e as condenações são aliviadas por semiabertos, reduções de pena e indultos apressados.
A máquina pública, corporativa, nacionalista e clientelista, consolida-se como uma elite privilegiada, na qual pululam milhares de funções comissionadas em geral ocupadas por apaniguados políticos servis, inabilitados e incompetentes. A burocracia limita o desenvolvimento do país e oportuniza as eternas graças aos amigos do poder.
A infraestrutura, penalizada pela falta de investimentos, onera ainda mais o custo Brasil. Como agravante, a Petrobras revelou conhecidos parlamentares comprometidos que, ao interferirem na direção da empresa, geraram um dos maiores escândalos de corrupção empresarial do globo terráqueo. 
O que se pode esperar de 2016? Por certo, as ações cosméticas estarão voltadas à sobrevivência política dos atores de plantão. Há eleições municipais em 2016. Caso houvesse - lastimavelmente não há! - uma agenda de reformas para o atual modelo retrógrado e esgotado, se poderia - quem sabe! - alimentar a esperança de alcançar o país que almejamos.
O Brasil que sonhamos, queremos e merecemos. Todavia, sem um posicionamento firme e decisivo da sociedade brasileira isso jamais acontecerá. Como escrevi, caro leitor, na esteira do fracasso do lulismo, o Brasil faliu. E o PT?, Bem, o PT morreu!
 Sergio Cruz Lima.
Comente este artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário