domingo, 17 de janeiro de 2016

Cientistas projetam skate que pode flutuar


Engenheiros aeroespaciais projetaram um skate elétrico capaz de levitar sobre qualquer superfície.

O ArcaBoard será capaz de levitar e sustentar o peso de um ser humano adulto sobre qualquer superfície.

  Desde que Marty McFly chegou ao futuro em 2015 no filme De volta para o futuro 2 e descobriu um skate voador, as pessoas têm tentado fabricar skates que possam voar na vida real. Mas a previsão do filme feito em 1989 nunca se concretizou. 

Embora os skates voadores tenham feito sucesso neste Natal, eles não “voam”. Alguns skates usam uma roda (ou rodas) para levitar, com sistemas eletrônicos e estabilizadores para mantê-los na posição vertical. Outros funcionam por levitação magnética, mas precisam de uma trilha de ímãs para levitar.

Diversos protótipos, entre eles um acionado por uma ventoinha com quatro pás, que parece mais um aerobarco do que um skate, também foram mostrados ao público. Um vídeo com pessoas deslizando em seus skates voadores por um estacionamento em Los Angeles revelou ser um truque sofisticado do YouTube.

No entanto, em 2016 será lançado no mercado um equipamento capaz de levitar e sustentar o peso de um ser humano adulto sobre qualquer superfície. 

O ArcaBoard parece um iPhone gigantesco e não um skate. O skate, com 145 centímetros de comprimento por 76 centímetros de largura, foi fabricado com materiais compósitos e tem 36 ventoinhas elétricas de alta potência usadas em aeromodelos de jatos. 

As ventoinhas são acionadas por uma série de baterias de polímero de lítio, que geram 272 quilowatts de energia. Essa potência, segundo os fabricantes, é suficiente para levantar e transportar uma pessoa de 82 quilos durante seis minutos. Uma versão mais potente é capaz de transportar pessoas mais pesadas, mas o tempo de voo diminui para três minutos.

O ArcaBoard foi projetado e fabricado pela empresa aeroespacial romena ARCA Space fundada em 1999 e que, há pouco tempo, transferiu sua sede para Las Cruces, Novo México. A empresa construiu uma série de foguetes e aviões-robô de alta altitude, e já trabalhou em cooperação com a Agência Espacial Europeia. 

A ideia de desenvolver o projeto do ArcaBoard surgiu de uma discussão entre os engenheiros da empresa se seria possível inventar um skate com capacidade de voo, disse Dragos Muresan, um dos vice-presidentes da ARCA Space.

Os engenheiros construíram um protótipo e a experiência de voo foi bem-sucedida. O entusiasmo da equipe motivou a empresa a produzir o equipamento. O ArcaBoard começará a ser vendido em abril a um preço de US$19.900, além de um carregador que carrega as baterias em 35 minutos, em vez de seis horas, com o custo de US$4.500. Mas se é um sonho de ficção científica, vale a pena!


Comente este artigo.


Um comentário: