segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O stress pode levar ao câncer ?



Em vários momentos da vida iremos conviver com este sentimento chamado stress. O stress é a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O termo foi tomado emprestado da física onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e foi usado pela primeira vez no sentido moderno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.

Em pequenas doses, o estresse pode ser positivo, tornando-nos mais alerta e melhorar o nosso desempenho. Mas longos períodos de estresse pode contribuir para problemas de pressão arterial elevada e de saúde mental, tais como ansiedade e depressão.


Na teoria os eventos estressantes podem alterar os níveis de hormônios no corpo e afetar o sistema imunológico. Mas não há nenhuma evidência de que essas mudanças podem levar ao câncer.

Algumas pessoas acreditam que o estresse pode causar câncer, especialmente câncer de mama. Mas a evidência para isso tem sido fraca. Naqueles estudos que encontraram uma ligação muito discreta, na maioria das vezes foram na verdade um pequeno número de participantes que recordaram que estavam estressados ​​antes que eles desenvolveram a doença.

A maioria dos estudos científicos bem analisados descobriram que o estresse não aumenta o risco de câncer! Pesquisas que combinam os resultados de vários estudos, chamados de meta-análises, muitas vezes podem fornecer a indicação mais confiável do risco de câncer. Uma recente meta-análise, incluindo mais de 100.000 pessoas, não encontrou nenhuma ligação entre estresse e câncer de intestino, pulmão, mama ou câncer de próstata.

Um estudo ainda descobriu que altos níveis de estresse podem realmente reduzir o risco de câncer de mama, através da redução dos níveis de estrogênio. Provavelmente a maior relação com o câncer venha de fatores externos como estilo de vida, idade ou história familiar.

Situações estressantes, por vezes, podem na verdade incentivar escolhas menos saudáveis, como fumar, comer demais ou beber pesado. Sabemos que essas atividades podem aumentar em muito o risco de câncer. Desta forma, o estresse poderia indiretamente causar o câncer.

Saber lidar com o estresse é importante e pode ter outros benefícios indiretos a sua saúde. Cultive bons habitos de saúde !

 Luis Alberto Schlittler.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário