segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Inspirada em Star Wars, Igreja Jedi recebe mais de mil novos seguidores por dia


Para lideranças do jedaiismo, pessoas estão se distanciando das religiões tradicionais porque não refletem sua "visão" de mundo.


O filme Star Wars Episódio VII - O Despertar da Forçaestreia nesta quinta-feira, 17, no Brasil. Ao redor do mundo, já quebra recordes. Cerca de 500 mil ingressos foram vendidos antecipadamente só no Reino Unido. O "despertar" da saga trouxe de volta novos produtos licenciados pela Disney para crianças, além de livros que expandem o universo. Até uma nova religião foi criada: a Igreja Jedi.

Lideranças da religião inspirada pelos personagens ficcionais de Star Wars falaram sobre o crescimento da "Jedi church" para o portal The Daily Telegraph. Segundo Patrick Day-Childs, membro do conselho da igreja no reino unido, diz que mais de mil pessoas se associam ao grupo por dia.

Ele atribui isso a estreia do sétimo episódio da série. 

Day-Childs, afirmou que a igreja cresceu substancalmente nos últimos dias. "O verdadeiro teste vai ser em algumas semanas, quando o hype pelo filme acabar. Eu acredito que as pessoas estão se distanciando das religiões tradicionais porque não refletem sua visão de mundo.

Não temos problema com homossexualidade, por exemplo".

A organizaçao se declara como "um lugar de filosofias baseada em foco, aprendizado e se tornando da Força". Daniel Jones, que fundou a religião, que atende pelo nome Jedi Morda Hehol, disse que na fé jedaiista, a ignorância vem seguida de conhecimento; o caos, de harmonia. 

O Jedaiismo começou como uma brincadeira, em 2001, quando pessoas respondiam qual sua religião em um censo pela primeira vez. Na épocam, 390 mil pessoas declararam que eram jedis. No levantamento realizado em 2011, o número caiu para 177 mil. A Igreja Jedi tem 250 mil membros. 

O site da igreja exlica suas doutrinas e até uma lista de como se tornar um jedi. Confira os primeiros passos:

- Assine um documento no site da igreja e faça um treinamento.

- Creia na Força, "uma energia unificadora, na qual tudo está inserido e sempre retorna a ela".

- Não acredite nos filmes de "Star Wars": "tudo ficção".

- Medite, medite, medite. Meditação é a chave de jedaiismo.

- Não acredita em Deus? Sem problema! Para os jedis, acreditar em Deus é opcional.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário