quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Efeito da deseducação


A mídia brasileira tem debatido a melhor forma de educação dos filhos. Mudei o rumo do meu texto, após este fim de semana. Quando era criança, ouvia falar que a educação começa em casa. Cheguei à conclusão que não começa em casa. Educação acontece integralmente em casa. A escola é técnica e complementar.

Os pais devem educar seus filhos, para que eles não sofram mais tarde. Os exemplos nós vemos todos os dias. E a cada dia mais crianças em tenra idade não mais respeitam os mais velhos. A escola restou como o único reduto da educação.

 Isso está completamente errado. A escola não pode ser a única responsável. O lamentável é que muitos teóricos em educação tem posição firmada sobre isso. Aplicam ideologias vesgas nas escolas.

Por mais agressivo que o aluno seja, não deve ser admoestado. Deve ser abordado com fineza e tato, mesmo que esteja disposto a matar o professor ou professora. É a deturpação de princípios consagrados universalmente. É claro que as famílias mudaram seu perfil. Muitas vezes as mulheres são chefes de família. Mas isso não afasta a responsabilidade delas, no que se refere à disciplina e educação de seus filhos.
A realidade que hoje vivemos não é a mesma dos nossos pais. E não é a mesma na qual fomos educados. A sociedade precisa de alternativas. Onde vamos procurar soluções para isso? É preciso boa vontade. Temos que pensar. Muitos pais acham que ofertar bens materiais para os filhos vai fazê-los melhor. Os filhos devem ser recompensados pelos seus méritos. E por que então não deixá-los alcançar esses merecimentos? Não podemos esquecer que um dia ele deverá conquistar os bens materiais, por conta própria. E se nós não ensinarmos esse caminho, ele procurará o mais fácil. Nossa! A vida poderá ser mais dura para ele ou ela do que nós pensamos.
O caminho mais seguro é a fé. A fé dá saúde e educação. E o seu filho terá maturidade e formação, para enfrentar os embates da vida. Na fé ele aprende a respeitar pai e mãe ou alguém que esteja nesses papéis. Vai aprender que nada se conquista sem o estudo e o trabalho.
Todos os outros caminhos vão encontrar curva de rio, onde a correnteza aumenta e as pedras podem machucar. Mais do que isso, pode encontrar um emaranhado de galhos que podem machucar e afogar. A fé é o único caminho seguro. Até para os perdidos nas trevas, tem sido a luz que traz os desgarrados de volta ao bom caminho.
As críticas podem vir, especialmente nessa época com viés ideológico acentuado. A ideologia entrou nas escolas de primeiro grau, para ensinar às crianças o que elas descobririam depois de adultas. A crença acende esperanças.
 Os jovens sem esperanças não têm razão de viver. Ficam à deriva, esperando chegar em algum porto para beber. Ficam alcoolizados até dormir. No outro dia começa tudo de novo. Os jovens que creem sabem que tem algo a fazer neste mundo. Pelo menos sabem que estão neste plano Terra para o aperfeiçoamento. E não querem perder a oportunidade.
Os jovens perdidos não são felizes. A fé para eles é uma grande bobagem, é uma forma de escravidão. Então liberdade é beber e ingerir drogas, para esquecer este mundo? Os pais ou responsáveis devem tem consciência disso. O mundo está cada vez mais violento e cruel. Não podemos deixar que as ruas eduquem os nossos filhos e netos. O texto é curto. Senhores pais de adolescentes, florescendo para a vida. Cuidem deles, como se estivessem cuidando de uma flor. Eles são muito vulneráveis e teimosos. Não deixe que eles sejam educados pela rua. As consequências serão gravíssimas. Eles sofrerão e não serão felizes!


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário