terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como está o seu agora?

Você já parou para pensar como tem aproveitado o seu presente? Este texto é uma ótima oportunidade para fazer isso agora.


Você já parou pra pensar que na maior parte de nossas vidas oscilamos em três tempos – Passado, futuro e fantasia?
A todo momento estamos lembrando de algo, desejando algo ou sonhando com alguma coisa e, assim, fazemos do presente apenas um meio para lembrar daquilo que fizemos, fantasiar coisas que não aconteceram ou viver pensando lá na frente, naquilo que desejamos.
É claro que você deve considerar seu passado, pois seu agora é resultado dele, assim como também deve pensar no futuro, pois suas ações de agora determinarão o que vem pela frente. Mas, o que quero dizer a você é que não dá pra viver somente dessa forma, pois, se a única certeza que você tem é o seu momento presente é melhor começar a vivê-lo e, cá entre nós, seria um desperdício de tempo você não aproveitar isso.
Pare por um momento de ler essa mensagem, sinta sua respiração, seus ombros, pescoço, olhe à sua volta sem interpretar o que está vendo, qual sentimento está em você agora? (não julgue, apenas sinta). Você acabou de viver uma pequena amostra do que é estar no presente.
Percebeu como isso é importante e às vezes não damos a devida atenção? Isso é o agora!
Muitas de nossas frustrações e destemperos vêm de pensamentos do passado ou da fantasia, do mesmo jeito que muitas de nossas ansiedades são baseadas no futuro.
Por isso, te convido a viver o hoje, sentir o seu agora e procurar observar coisas que normalmente não havia notado antes, observar mais a si mesmo e aos sentimentos recorrentes em seu dia a dia.
Procure silenciar sua mente. Sei que esta não é uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível. Uma forma que encontrei de fazer isso é sentindo minhas mãos tocando um objeto. Quando me pego pensando em um passado que me causa tristeza ou em um futuro que me causa ansiedade, procuro sentir a textura de alguma coisa que está por perto: isso me traz imediatamente para o presente. Talvez você encontre outras formas de fazer isso, mas é preciso tentar.
Focar no agora também significa se esforçar hoje para fazer o melhor e não ficar empurrando com a barriga aquilo que deve ser feito.
Quando seus pensamentos e suas ações estão voltadas para o momento presente, seu foco fica mais aguçado e sua criatividade também, pois você se permite liberar espaço em sua mente para o que realmente importa, sem angústias ou frustrações.
Acostume-se a pensar no agora, pois passado e futuro não existem, muito menos a fantasia, porque o que lhe resta é o que se passa neste exato momento.
Sei que vez ou outra você poderá se pegar pensando no tempo cronológico do que foi ou do que ainda está por vir, mas perceber isso já é um sinal e tanto de avanço e se continuar praticando terá cada vez mais momentos realmente vividos no agora – e mesmo que estes momentos sejam breves, você terá a certeza de que está exatamente onde deveria estar: no seu presente!
A vida é muito curta para fazer do seu agora apenas uma ponte para seu passado, para a fantasia ou um futuro que ainda não existe.
Pense menos e sinta mais, pois esta é uma das melhores formas de aproveitar a vida e encontrar paz em si mesmo.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário