sábado, 14 de novembro de 2015

Viver ou apenas existir


Ontem uma amiga querida lançou a pergunta no grupo do Whats: Qual o real sentido da vida? E é exatamente essa a pergunta que me faço tantas e tantas vezes durante o meu caminho, principalmente quando me sinto cansada ou quando o mundo me cala, me mostrando minha impotência perante o universo. Trabalhar... cuidar da casa... dos filhos... da empresa... pagar as contas... dormir... acordar... e começar tudo de novo?
Seria apenas existir. Quero viver!
Quando crianças o tempo conta tão diferente... tudo demora para chegar... a Páscoa... nosso aniversário... o Natal. Na verdade temos muito tempo livre e isso faz com que ele passe de uma forma diferente.
Depois vem nossa adolescência... tudo é vida... tudo é festa... tudo se faz oito ou 80... não há meio-termo... somos tudo ou nada... intensos como o vigor de nosso corpo e de nossa alma também, e todos passamos por isso.
Quando chega a vida adulta... família... filhos. Não temos muito tempo para analisar ou pensar... é correr... crescer... fazer valer a estrada... e nessa hora como chega rápido cada Natal.
Um dia a gente para e se olha no espelho e ele nos conta que nossos 20 anos já se foram faz tempo... que ainda temos muito... mas que muito mais importante que o tempo que corre no relógio são os minutos preciosos que podem ser retidos em nossa memória e eternizados em nossa história.
 É preciso não se perder nunca do fio condutor que nos mantém vivos e não apenas existindo. Quando temos a certeza de já ter percorrido pelo menos metade do caminho, é impossível não pensar e repensar. Nessa fase queremos não perder mais tempo com frescura e ser o mais autênticos possível na busca por tudo isso. Rever amigos antigos... viajar... dar muita risada por nada.
E é na incerteza da vida e talvez em sua ausência de resposta que deve se esconder o grande mistério... Quero viver intensamente para que nunca me baste apenas existir!


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário