quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Qual é o limite?



Há um limite individual, um limite familiar, um limite cultural, um limite da sociedade. Devem existir muitos outros, acredito que depende de uma série de circunstâncias de educação ou vivências, mas o importante é ter consciência do que é limite.
Em que momento da vida é que aprendemos este conceito? Minha avó Elvira sempre dizia que o que não se aprende no lar a vida ensina de uma maneira muito mais dura.
Alguns anos atrás fiz uma crônica sobre a perda de nosso cachorro Ricky, ele foi o cachorro mais dócil e doce do mundo. Faz alguns meses adotamos Jorginho, um vira-lata que agora parece uma mistura de Border Collie com Sheep Dog e um São Bernardo. Podem imaginar o inteligente que é e o tamanho. É enorme e um bebê, tem somente 7 meses, não tem consciência do tamanho, já que está em crescimento, e somente quer brincar.
 Muitas vezes quando faz algo que nós achamos que não deve fazer, fica olhando para a gente de uma maneira como se dissesse: Não sabia que não podia fazê-lo, ninguém me explicou nada.
Não adianta escrever para um cachorro ou para os seres humanos o que pode e o que não pode fazer. A única solução é ensinar pelo exemplo, as pessoas se espelham em aqueles que os dirigem.
A lei pode dizer ou estabelecer um limite, mas se aquele que é um líder não dá um bom exemplo acontece o que no Brasil se diz: “A lei não pegou”. Os cachorros e os seres humanos seguem e aprendem com os exemplos.
Qual é o limite que uma sociedade pode suportar de carga tributária, quando seu dinheiro é roubado e não utilizado em benefício do povo?
Qual é o limite que se pode suportar ouvindo os caras de pau dizendo que as contas bancárias no seu nome, na realidade são de outras pessoas?
Qual é o limite que os doentes precisando de uma intervenção cirúrgica podem suportar em filas intermináveis, que duram muitas vezes anos a fio?
Qual é o limite que a educação de um país suporta quando os professores são mal pagos, os alunos mal alimentados e as escolas caindo aos pedaços?
Qual é o limite que, as empresas do povo, geridas pelo governo, suportam perdas financeiras inomináveis por causa do roubo ou má gestão?
Qual é o limite do que se pode suportar da delinquência sendo mais efetiva que os órgãos de segurança?
Qual é o limite que as pessoas honestas e provas podem suportar da desonestidade e corrupção na sua volta?
Qual é o seu limite antes de dizer BASTA?
Não sei qual é o seu limite, mas o meu chegou, estou cansado da hipocrisia na minha volta, da falta de vergonha na cara daqueles que deveriam nos dar o exemplo, e do desperdício e malversação do dinheiro público. Para mim chega!!!
E você querido leitor ainda está com paciência? 

Ricardo Irigoyen


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário