domingo, 1 de novembro de 2015

Os riscos de um péssimo hábito


Lavar as mãos após ir ao banheiro é um hábito fundamental para a higiene pessoal. Porém, há quem não aprendeu ou discorda da sua importância. Pesquisa do Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), realizada em 64 países, com 62.398 entrevistados, mostra que uma em cada três pessoas no mundo (36%) não tem o hábito automático de lavar as mãos com sabonete após ir ao banheiro. O resultado acabou se tornando um alerta mundial.
No Brasil, onde o Ibope Inteligência ouviu 1.022 internautas, 73% apontam que lavam as mãos automaticamente após ir ao banheiro. Um hábito totalmente integrado ao seu dia a dia.
A lista de doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito diário é enorme e ajuda a compreender a importância de manter a higiene como algo rotineiro: hepatite A, gastroenterite, rotavírus, sarna, infecção por salmonela, gripe, bronquiolite, catapora, conjuntivite, entre outros males.
A pesquisa mostra que há diferenças significativas de comportamento de acordo com a região. Para 76% dos chineses e 60% dos sul-coreanos, lavar as mãos após ir ao banheiro não é um hábito automático, enquanto que na Arábia Saudita 97% têm esse costume, informa o Ibope Inteligência.
Na Europa, os gregos são os mais higiênicos (85% lavam as mãos) e os holandeses, os menos (47% não possuem esse hábito automático). Já nas Américas, os colombianos são os que mais lavam as mãos: 93%. No sentido oposto estão os mexicanos: 32% não fazem isso de maneira automática.
O presidente da WIN, Jean-Marc Leger, estima que 35% da população mundial não tenha acesso a banheiros com condições seguras de higiene e isso talvez seja o motivo pelo qual um grande número de pessoas não lava as mãos com água e sabonete após ir ao banheiro.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário