quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Água e seu custo


A crise hídrica enfrentada por alguns estados brasileiros colocou em pauta a nossa responsabilidade na preservação desse bem natural. Infelizmente, uma grande parte da população desconhece o trabalho realizado pelas companhias e empresas responsáveis pelo abastecimento de água. Ao abrir a torneira, muitos cidadãos não imaginam o desenvolvimento técnico e investimentos realizados durante décadas, para garantir a tranquilidade do consumidor.

 Desde a captação da água em diversos mananciais, um batalhão de engenheiros e técnicos trabalham diariamente para garantir todo o processo. Nas Estações de Tratamento de Água, as companhias fazem forte investimento em infraestrutura local, além de gastos com produtos químicos e energia. Coletas e análises são realizadas para garantir a qualidade desse precioso líquido, sem falar dos cuidados com a adição de flúor, responsável pela redução sensível de problemas dentários, nas últimas décadas.

 Todo esse trabalho tem um custo significativo. Mas, com as dificuldades de captação de águas, principalmente, nas localidades próximas às regiões metropolitanas, as companhias de saneamento têm a obrigação de buscar esse recurso em lugares cada vez mais distantes. E isso inclui um custo em adutoras e obras para transportar água desses mananciais para as grandes cidades.

 Apesar dos custos de tratamento cada vez mais caros, a água ainda chega ao consumidor brasileiro a preços módicos. Infelizmente, mesmo diante da crise hídrica, o desperdício ainda impera nas cidades brasileiras. Mas, hoje, a realidade vem passando por profundas transformações. A sobrevivência das companhias de abastecimento de água está intrinsicamente ligada à sua saúde financeira. Por isso, mais cedo ou mais tarde, elas precisarão cobrar tarifas de acordo com a sua realidade.

 A garantia da continuidade em investimentos em tecnologia e infraestrutura dependerá da cobrança de um valor justo pelo fornecimento da água que recebemos todos os dias, na torneira das nossas casas. Sem esses recursos financeiros, as finanças dessas companhias estarão seriamente comprometidas, dificultando o nosso abastecimento no futuro.

Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário