terça-feira, 13 de outubro de 2015

Bons e maus exemplos


Sempre falo que devemos dar bons exemplos, mas o que é um bom ou mau exemplo? Depende do âmbito em que nos encontremos. Por exemplo, se estamos em determinada época e lugar onde a corrupção e os interesses pessoais sejam mais importantes que os da sociedade, um bom exemplo é aquele que mostre e premie o mais corrupto e venal dos indivíduos.
 Um mau exemplo seria evitar receber uma propina ou declinar uma vantagem para um familiar evitando prejudicar outra pessoa ou a comunidade.
O colégio no qual o mais importante é o que paga o aluno e não a educação do mesmo, um bom exemplo seria sacrificar os objetivos acadêmicos para evitar perder clientes e um mau exemplo lutar pelo que é melhor para o aluno educacionalmente assim ele se sinta contrariado.
 No mundo empresarial que procura somente o lucro um bom exemplo seria fazer qualquer coisa para dar dividendos aos investidores sacrificando a qualidade dos produtos.
Num ambiente de negócios que tivessem como objetivo o bem comum um bom exemplo seria sacrificar um pouco o marketing em troca da transparência dos processos comerciais.
Vivemos uma época muito especial, que tenho certeza que no final dela triunfarão os bons exemplos.
O problema é determinar quais são os valores pelos quais serão julgados os bons ou maus exemplos.
Atualmente mentir é o melhor exemplo que podemos dar aos nossos filhos, porque não importa à verdade, mas sim atingir os objetivos perseguidos. Também devemos ensinar que o que importa não são as notas que pode tirar numa faculdade, mas sim conseguir o diploma por qualquer meio.
Vivemos numa época que o que importa é quanto dinheiro tem no banco e não quais são suas qualidades de ser humano. É muito difícil explicar o que é um bom ou um mau exemplo. Caso seja um profissional, de qualquer área, será medido pelo seu conhecimento, pela sua conta bancária, pelo ser humano que é? Caso seja um policial que exemplo seguirá, o bom ou mau exemplo, e como saberá qual é o bom e qual o mau?
Os valores são fáceis de determinar quando vemos as coisas somente nas cores preto e branco, mas quando entramos no mundo atual vemos somente uma cor cinza envolvendo tudo.
O que é branco e o que é preto? Aqueles em quem deveríamos confiar mentem descaradamente, aqueles que nos deveriam ensinar somente querem saber de quanto dinheiro há no bolso daqueles que querem aprender.
Nos hospitais nos mantém vivos sabendo que vamos a morrer porque dessa forma faturam mais. As farmácias vendem remédios como balas.
Qualquer um pode comprar armas, matar e responder em liberdade. A impunidade rege. Os bons sofrem e os maus imperam. Qual é o bom exemplo que posso dar ao meu filho? Qual é o mau exemplo que devo evitar?

Como explicar aos nossos filhos que não sabemos mais que conselho dar, porque perdemos a noção do bem e do mal.


 Vivemos na era da relatividade.

Ricardo Irigoyen.


Comente este artigo

Um comentário:

  1. Distinguir o certo e errado vai do caráter de cada um. Infelizmente nossa realidade é marcada pela inversão de valores, onde se aplaudem os maus e vaiam os bons...

    ResponderExcluir