quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Quatro em cada dez brasileiros vivem fora do padrão de vida, diz pesquisa


Quatro em cada dez brasileiros vivem acima do seu padrão de vida, terminando o mês sem qualquer tipo de reserva financeira para emergências ou mesmo no vermelho, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

O estudo foi realizado entre os dias 3 e 6 de agosto com 623 internautas com renda maior que dois salários mínimos. O resultado mostra que 60% dos quem vive acima do padrão são mulheres e que mais da metade (53%) tem até 34 anos.

"São pessoas que vivem enforcadas e que, se acontecer alguma coisa, não têm uma reserva financeira ou previdência privada. Vivem fora do padrão de vida e não conseguem nem juntar um patrimônio mínimo", avalia Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Isso fica evidente quando se observa o que os entrevistados mais gostariam de ter a partir do ano que vem: 93% citam algum tipo de reserva financeira, como investimentos ou previdência privada. Já a intenção de melhorar o patrimônio é confirmada pelos 91% que desejam ter uma casa e também pela fatia de 81% que querem ter um carro.

A pesquisa indica que compras no supermercado, com 59%, foi o principal motivo que levou os entrevistados a excederem o orçamento. Em seguida vêm refeições para receber amigos e parentes em casa (50%) e roupas e calçados (49%).

"Mostra que viver fora do padrão é fruto de um acontecimento de curto prazo. As pessoas não vivem acima dos recursos porque compraram uma casa sem ter condições ou colocaram um filho na escola sem poder. É um consumo de curto prazo que poderia ser ajustado, trocando a marca no supermercado ou cortando o gasto supérfluo de forma que caiba no orçamento", afirma Kawauti.

"As pessoas têm muita facilidade em ajustar para cima o padrão, mas para baixo é uma dureza. Existe uma sensação de fracasso, a pessoa tem vergonha de cortar os gastos. Afeta a autoestima", complementa.

Entre os que vivem fora do padrão de vida, 34% estão sempre ansiosos com as contas a pagar e 23% andam irritados com as dívidas que possuem.

Por Folhapress.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário