A lição de casa pode ser
definida como um dever dado a aluno de uma escola para ser feito em casa.
Possui finalidades pedagógicas que fazem as crianças adquirirem
responsabilidades e incentiva o hábito de estudo. Foi aplicada pela primeira
vez nos Estados Unidos na década de 1930, destinada a aprendizes da zona rural.
Alguns autores não consideram a existência de eficácia na aplicação do dever de
casa no ensino. Com o advento da Internet observa-se um novo momento da
construção do conhecimento dado a forma de realizar as tarefas escolares, onde
as crianças podem ter acesso mais rapidamente á informação. Todavia, este fato
também pode fazê-las apenas copiar e colar a informação para livrar-se do
trabalho, criando certa acomodação.
As funções da lição de casa são
sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e
aprofundar os conhecimentos.
Hoje em dia, especialistas
mostram que existem formas de fazer com que os estudantes tenham mais
concentração para os estudos em casa. A disposição dos materiais em cima da
mesa em que se vai estudar, o horário e até mesmo a iluminação do local onde a
lição de casa será feita são fundamentais para que ao jovem tenha êxito nos
exercícios sem que ocorram desgastes físicos e psicológicos dos alunos.
Uma velha aliada do processo de
ensino e aprendizagem que anda esquecida e até mal falada. Ela atende por
várias alcunhas: lição, tema e tarefa de casa são as mais conhecidas. Em parte,
esse comportamento está relacionado ao fato de que muitos professores não
valorizam essa etapa do processo de construção do conhecimento e propõem
atividades pouco intencionais. As crianças, por sua vez, não realizam o que foi
pedido ou simplesmente copiam e colam informações da internet para se livrar do
que foi pedido.
Esse cenário precisa mudar. A
lição de casa é o único momento em que a criança está longe da escola e se
encontra com o que sabe e o que não sabe. É a hora de tomada de consciência das
próprias dificuldades.
Os pais devem participar da
vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os estudantes
aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal, demonstrar
curiosidade em relação à rotina de estudos. Eles podem, inclusive, ajudar a
tirar dúvidas se tiverem prazer nisso, mas não devem fazer os exercícios pelo
filho. Ou seja, os pais podem ajudar, sim. Mas é importante que não atravessem
a criança. A lição de casa é, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer
sozinho, justamente para que os professores descubram quais são as suas
dificuldades.
Além de ajudar o trabalho do
professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo
ensinado na escola. Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho
está aprendendo, em que disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou
não de aulas de reforço. Mas atenção: acompanhar não significa fazer a lição.
Ajudar o filho eventualmente é saudável, mas é errado resolver as questões por
ele. E é importante não se intimidar diante de conteúdos desconhecidos. Nesses
casos, o melhor é ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não se lembra
da matéria e fazer uma pesquisa conjunta.
Creio que a lição de casa é tão
ou mais importante que o número de horas que a criança permanece na escola.
Lição de casa são momentos de aproximação, de vínculos entre pais e filhos. Daí
a importância de manter um espaço silencioso em que os pais procuram mostrar a
seus filhos a importância destes momentos. Este espaço de confiança faz com que
a criança, muitas vezes insegura na realização das tarefas, perceba que pode
contar com o apoio dos pais, não para fazer a lição por ela, mas oferecer a
atenção na busca de soluções. Por este motivo, os pais devem manter sempre
contato com a escola para saber das dificuldades de aprendizagem de seus
filhos. Escola e Família caminham juntas no processo ensino-aprendizagem.
Comente este artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário