terça-feira, 23 de junho de 2015

Dicas práticas para ajudá-lo a ser mais feliz

Todas as pessoas são candidatas à felicidade, independente das suas dificuldades. Muitas vezes, pessoas que teriam tudo para serem infelizes estão sempre com um sorriso no rosto, o que nos mostra que a felicidade depende apenas de nós mesmos e do modo como encaramos a vida. Por isso, se você deseja ter uma vida mais feliz, é necessário fazer algumas mudanças.
Por felicidade, entende-se como um estado de plena satisfação com a vida, onde a pessoa aceita emocionalmente a vida como ela é. Ela tem muito a ver com o estado mental e a capacidade de encarar a vida de uma forma geral, com todas as dificuldades, de forma positiva. Muitas vezes as pessoas confundem felicidade com alegria e vice-versa. Por isso, em primeiro lugar, devemos entender que há uma distinção entre esses termos.
Alegria é uma emoção, precisa de algo para provocá-la e é de curta duração. Por exemplo, uma pessoa pode ficar alegre ao descobrir que passou em um concurso público. Já a felicidade não depende de um estímulo externo para acontecer, pois é muito mais um estado mental. Uma pessoa feliz pode atravessar um momento extremamente difícil na vida, mas ela continua sendo feliz, mesmo sem estar sorrindo o tempo todo. Portanto, felicidade não é um estado momentâneo que depende de altos e baixos para se sustentar.

Depois de entendermos que felicidade e alegria são diferentes, vamos para algumas dicas que poderão lhe ajudar a ter uma vida mais feliz.


O primeiro passo para a felicidade é gostar de si mesmo. Aprenda a se amar, se valorizar, se respeitar, se cuidar, a gostar de sua própria companhia e se divertir sozinho. Dedique um tempo à você fazendo coisas que você realmente gosta, como assistir um filme, ler um livro, fazer compras, passear, entre outras. Quando você aprender a se amar e se aceitar do jeito que você é, a vida se tornará mais bela e você será capaz de amar os outros verdadeiramente.

Cuide de sua saúde! Estar doente, nem que seja com um resfriado, afeta o nosso estado psíquico, fazendo com que nos sintamos desmotivados, tristes ou abatidos. Por isso, é importante que você visite um médico regularmente, mantenha hábitos saudáveis, se alimente bem, durma bem, cuide de sua aparência, evite o uso de substâncias nocivas (álcool, tabaco, drogas, etc.) e exercite o seu corpo.

 A prática de exercícios físicos libera uma série de hormônios responsáveis pela felicidade. Além disso, o exercício físico libera serotonina e dopamina, que auxiliam no combate ao estresse e à ansiedade. Além de cuidar de sua saúde física, é de extrema importância que você cuide de sua saúde mental (emoções, sentimentos, pensamentos, motivações, etc).

Aprenda a respirar corretamente! A respiração é uma importante fonte de energia. Quando é expandida, aumenta a capacidade de raciocínio e concentração, além de proporcionar maior equilíbrio funcional para o organismo e a mente. O primeiro passo é observar a forma como você está respirando, com que ritmo, com que profundidade e com que amplitude. O segundo passo é utilizar exercícios que ajudem a expandir a respiração.


Procure passar mais tempo com as pessoas que conseguem te fazer feliz. Promova passeios com amigos, familiares e valorize cada momento que passarem juntos. Passar um tempo com essas pessoas dá significado à sua vida e mostra como você é amado. 

Não caia na rotina! Busque novos interesses, novas atividades, novos lugares, novas amizades. Seja qual for a atividade, dará um plus em sua vida e lhe proporcionará prazer e bem-estar.  Tenha bons pensamentos! O que você pensa tem profunda influência sobre aquilo que você sente e faz, sendo assim, pensamentos bons atraem sentimentos e comportamentos bons. Tenha sonhos e objetivos de acordo com suas possibilidades e se comprometa com eles! Isso dará mais sentido a sua vida. Seja qual for o seu sonho, acredite e vá à luta.

Foque-se no presente e aproveite cada momento! Não é possível ser feliz vivendo preso ao passado. Da mesma forma, não é preciso sonhar com um futuro idealizado que não existe ou se preocupar com o que não aconteceu ainda. Para ser feliz deve-se viver para o agora. Se você não pode ser feliz hoje, o que faz você pensar que amanhã será diferente?

Por fim, agradeça diariamente pelo que tem. Normalmente, as pessoas costumam manter sua atenção no que ainda não possuem ou não conseguiram. Mudar o foco do desejo, da falta, do que vai acontecer no futuro para o que já existe, para o que já temos e conseguimos poderá mudar seu dia. Afinal, não precisa ser algo extraordinário. O fato de estarmos vivos, termos alimento, água, uma família, uma casa, são motivos suficientes para agradecermos. Aprender a agradecer aumenta fortemente o nosso nível de felicidade.

Neste artigo você encontrou algumas atitudes que poderão lhe auxiliar na busca pela felicidade. É importante destacar que existem muitos outros hábitos e atitudes que podem ajudar e isso pode variar de pessoa para pessoa. Neste sentido, o mais importante é ter consciência de que você quer ser mais feliz e quer fazer algo para alcançar isso.


Janaina Mariuzzi.


Comente este artigo.

Um comentário: