segunda-feira, 15 de junho de 2015

Brasileiros estão pessimistas com o futuro

Diante de um que só se cenário econômico agrava e com poucas perspectivas a curto prazo, diante de escândalos de corrupção sem precedentes na história do país e de governos que não demonstram capacidade para reverter um momento tão ruim, é normal esperar que a população esteja quase sem entusiasmo.
Pois esse pessimismo foi medido recentemente pelo Ibope Inteligência, que fez a seguinte pergunta aos brasileiros: Como você se sente atualmente em relação ao futuro do país? A resposta apontou o seguinte resultado: 48% disseram que estão pessimistas, 21% otimistas e 28% não estão nem otimistas, nem pessimistas. Do total, 2% não souberam ou preferiram não responder ao questionamento.
Os entrevistados também foram sabatinados quanto às áreas nas quais o Brasil tem os maiores problemas. A saúde aparece em primeiro lugar, quando somadas as três principais menções, com 61% das citações. Na sequência apareceram segurança/violência (37%), drogas (35%), educação (34%) e combate à corrupção (27%).
De acordo com o Ibope Inteligência, a pesquisa mostrou ainda que a maioria da população não sabe qual é o atual índice de inflação no país, embora ela já tenha superado a meta estabelecida pelo governo federal e não pare de aumentar. Ao serem questionados, 35% declararam que não sabem ou preferem não responder, cerca de dois entrevistados em cada dez (19%) disseram que é maior do que 12%, essa mesma proporção (18%) afirmaram que o índice está entre 9% e 12% e 4% mencionaram que a inflação é menor que 4%. Um quarto dos brasileiros (25%) citou que o índice está entre 4% e 8%, respondendo de acordo com o cenário atual, que é de um IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 4,56% até abril.
Sobre a taxa de desemprego, a maioria desconhece a atual taxa do país, que foi de 6,4% em abril. Apenas 15% dos entrevistados citaram que ele está entre 4% e 8%, enquanto 27% disseram que é maior do que 12%; dois em cada dez (20%) mencionaram que está entre 9% e 12% e apenas 3% disseram ser menor do que 4%. E 35% que não souberam ou preferiram não responder.
Outro ponto interessante foi a pergunta referente às notícias do cenário atual. Se acham que os veículos de comunicação podem ter alguma influência no sentimento de pessimismo dos brasileiros. Chegaram a 41% os que acham que a imprensa mostra uma situação econômica mais negativa do que o próprio entrevistado percebe no seu dia a dia, contra 28% que discordam dessa posição.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de maio de 2015. Foram ouvidas 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário