Em 2014, setor movimentou U$ 42 bi e a
expectativa é que chegue a U$ 69 bi em 2019. O crescimento projetado para os
próximos 5 anos é de 10,2%, aumento maior que o PIB.
Pesquisa global sobre entretenimento e mídia mostra
que Brasil é o principal mercado da América Latina no setor e ocupa a nona
posição no ranking mundial. Conforme o relatório, no ano passado foram
movimentados U$ 42 bi e a expectativa é que até 2019 esse valor chegue a U$ 69
bi. O crescimento projetado para os próximos cinco anos é de 10,2%, sendo maior
do que o Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, se comparado com as projeções
da última pesquisa, 2014 teve uma retração de U$ 1,5 bi. Os gastos do
consumidor brasileiro em entretenimento e mídia foram de U$ 15,8 bi, com
projeção de U$ 20,4 bi em 2019.
Os principais segmentos de entretenimento e mídia
no Brasil englobam a publicidade na TV, o acesso à internet e a TV por
assinatura. No ano passado, os gastos no País em publicidade representaram 32%
do mercado, o acesso à internet foi de 30% e a projeção é que em 2019 ocupe uma
fatia de 41%, tornando-se o principal segmento do setor. A pesquisa ainda
revela que o crescimento médio anual desses três segmentos até 2019 será de
cerca de 30%, sendo 7,7% da publicidade, 17,1% com o acesso à internet e 5,1%
do consumo ao ano. O brasileiro gasta mais com TV por assinatura (41%) e
estima-se que o gasto representará 45% até 2019.
Outros segmentos do consumidor brasileiro no setor
de entretenimento e mídia foi o meio digital, que representou 5% dos gastos no
ano passado, com crescimento em 2019 para a fatia de 8%. O aumento do digital,
segundo a pesquisa, é impulsionado pela assinatura online de revistas e jornais
e consumo de e-books de gêneros. Outra percepção é a de que as mídias
tradicionais estão perdendo espaço para os serviços de streaming. Os gastos do
consumidor com mídia tradicional foi de 54% em 2014, mas a tendência é que haja
uma queda e alcance 47% em 2019.
Acesso à Internet
O Brasil é o 8º país no ranking em acesso à
internet e, em 2019, estima-se que chegue ao quarto lugar. A pesquisa destaca
que a projeção é que, para os próximos cinco anos, os gastos com acesso à
internet móvel no Brasil seja 2,3 vezes maiores e a receita esperada com acesso
à internet no Brasil, em 2019, é de U$ 29 bi, com crescimento médio de 17,1% ao
ano. O aumento da penetração de smartphones e a desoneração dos impostos são
algumas das razões. Hoje, 35% é o share do smartphone em acesso à internet e
esse número pode chegar a 63% em 2019. De acordo com o relatório, a estimativa
é que até fim de 2019 existam 148,2 milhões de assinaturas de internet móvel.
Já a receita com a publicidade na TV, em 2014, foi
de U$ 7,3 bi , o que representa 4% do total global, com projeção para U$ 10,7
bi em 2019, e crescimento médio anual de 8,1%. O Brasil é a terceira maior
potência de publicidade na TV no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e
Japão, e à frente de China e Inglaterra. A tendência é que se mantenha essa
posição até 2019.
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