quinta-feira, 11 de junho de 2015

A arte de se relacionar!

O que pensar neste 12 de junho, Dia dos Namorados.

Sim, dia daqueles que se respeitam, se amam, se importam com o sentimento do outro, planejam uma vida a dois, renunciam ao egoísmo em nome de um sentimento maior: o amor. 

Será que em tempos em que tudo é descartável, as amizades, empregos, bens de consumo, até mesmo as pessoas, ainda existe espaço para o amor, ou este sentimento se tornou banal e desnecessário?

O que se vê com muita frequência são pessoas incapazes de se envolver, se importar, se comover. O pior é que tais comportamentos não geram estranheza, ao contrário, têm sido aceitos com grande naturalidade como se a necessidade de relacionar-se não fosse parte da natureza humana que por si só é considerada a espécie mais dependente da relação com seus similares para sobreviver. 
Construir uma relação duradoura e continua sem dúvidas tornou-se desafiador. 

Quando uma relação se inicia, seja de amizade, trabalho, negócios ou mesmo amorosa saber seu desfecho é uma incógnita, a todo o momento situações de divergências, incompatibilidade ou simples diferenças de ritmos se estabelecem e a capacidade de superar esses desafios está intimamente relacionada aos recursos intrínsecos que cada indivíduo detêm para acreditar que essa relação é possível.

Contudo, relacionar-se nunca foi uma tarefa fácil. Em se tratando de uma relação à dois em que o objetivo em comum é ser feliz, piorou, porque infelizmente existe uma característica do ser humano chamada projeção, que nos faz acreditar que o outro é o único responsável pela minha felicidade e satisfação na relação.

Antes de tudo é preciso entender que o simples desejo de vivenciar uma relação afetiva feliz não basta, para que uma relação de amor e respeito se estabeleça é necessário à existência de uma capacidade: dispor-se.  Dispor-se a esperar, conversar, tolerar, renunciar, negociar, escutar...

Estar disponível é parte importante do processo de construção de um relacionamento verdadeiramente satisfatório. Ter a generosidade de se colocar no lugar do outro, fazer sacrifícios, concessões e não medir esforços mesmo nos dias de mau humor, frio e preguiça são demonstrações de que sim, algumas atitudes fazem a diferença.

Lembre-se relacionar é um verbo que exige complemento, quem se relaciona, relaciona-se com alguém ou alguma coisa, sendo assim uma relação de sucesso é construída pela somatória do esforço das partes envolvidas, ou seja, saber ouvir, ser flexível e capaz de ajudar são a cereja no bolo que muita gente ignora. Enamorem-se pela vida, amigos, trabalho, filhos, esposa, marido, família, enfim, por tudo e todos que de alguma forma despertam em você o desejo de dispor-se.

Angela de Souza Garbin.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário