sexta-feira, 15 de maio de 2015

Autoridade exercida com amor

Autoridade e respeito podem ser comparados com os dois lados de uma moeda, pois ambos são essenciais na formação de uma criança e no funcionamento de qualquer sociedade ou núcleo familiar.
A ordem também é necessária para que uma nação funcione bem, como também é essencial para o funcionamento de uma família. Se não for exercida a autoridade - com respeito, carinho e amor, onde a dignidade de cada um seja considerada - não há como educar pessoas que, no futuro, saibam respeitar os direitos dos outros.
Autoridade só pode ser exercida por quem respeita, cuida e é coerente. Filhos não obedecem - e facilmente desrespeitam - a pais que pensam estar ensinando com palavras, mas têm atitudes diferentes daquelas que defendem verbalmente.
Na Bíblia lemos que Jesus falava como quem tinha autoridade e essa é conquistada quando a pessoa é justa, transparente e age de forma coerente.
A autoridade com respeito e amor é capaz de aperfeiçoar vínculos, e quem sabe que é amado aprende a amar, e quem se sabe respeitado aprende a respeitar.
A família é responsável pela formação de pessoas que venham a ser relevantes em sua área de atuação e que sirvam à comunidade na qual vivem, sem que sejam indivíduos fechados sobre si mesmos. Não há como se conceber tal formação sem que seja exercida a autoridade, pois no meio da anarquia e da supremacia de crianças e jovens - que ainda não têm a maturidade para saber o certo e o errado - não se haverão de formar adultos responsáveis, equilibrados e respeitadores.
Na encíclica Paternidade Responsável, Paulo VI afirmou: "A família é a primeira escola de virtudes sociais. Se ela falhar, ninguém a substituirá".
Todos nós temos que colaborar para que a sociedade seja mais justa, sabendo-se sujeito de direitos e obrigações, e isso é ensinado pela família.
Os pais devem também exercitar a prudência que os ajude a discernir o verdadeiro bem e a escolher os meios mais adequados para alcançá-lo. São eles que devem e podem ensinar seus filhos a ajudar, compreender e escutar os outros. Quando os pais não ensinam aos filhos o que é autoridade, hierarquia e seu valor, dificilmente estes saberão compreender e auxiliar os outros, pois não aprenderam o significado do que seja respeito e hierarquia.
Bom senso e respeito às diferenças são pressupostos para um bom convívio e pais que - temendo perder o amor de seus filhos - por insegurança, deixam de exercer a autoridade, estão lhes tirando o direito de serem pessoas equilibradas e de fácil convívio, que saibam respeitar os outros.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário