domingo, 26 de abril de 2015

Amizade no sucesso e nas desgraças

Muito se tem escrito sobre a amizade, por considerá-la imprescindível para uma vida saudável e feliz. Amigo envolve amor, compreensão, carinho, entre outros atributos. É aquele que estende a mão e deixa marcas em nossos corações, porque comunga as nossas vicissitudes. Amizade implica certeza e segurança, dizem os sábios, e estes aspectos a fazem diferir do amor, que é bem mais sensível.
Conheço grande número de pessoas que afirmam que a amizade se prova em momentos difíceis. Tal afirmativa é quase unanimidade, e todo ser humano - que certamente já viveu experiências difíceis -, quando se vê rodeado por amigos, tem certeza de que tal sentimento é verdadeiro. Hoje, no entanto, o enfoque pode ser diferente.
Não só pela observação, como por meio da literatura, observo haver outras realidades que merecem uma reflexão, sobretudo em nossa cultura e especialmente em nosso país. Os amigos são provados também nos momentos de sucesso, de destaque e prosperidade do outro.
Confúcio, filósofo chinês, afirmou: "Para conhecermos os verdadeiros amigos, é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça". Há aqueles nos quais fazemos uma aposta total, depositamos confiança e, quando menos esperamos, causam decepções e ressentimentos, com feridas por vezes difíceis de cicatrizar, senão impossíveis, devido à grande extensão.
O verdadeiro amigo mais facilmente conhece e reconhece as qualidades e competências do outro, sentindo prazer em compartilhar suas vitórias. Seu coração suspira e sua alma se enche de alegria ao acompanhar o sucesso do outro.
Os que evitam acompanhar os bons momentos dos amigos, por vezes até inconscientemente, o fazem por inveja, ciúmes ou outros sentimentos menos nobres que torturam quem os nutre.
Sêneca afirmou: "Você nunca será feliz enquanto se torturar por alguém ser mais feliz".
Pessoas que vibram com o sucesso de seus amigos encontram nesse fato motivos para também lutar para alcançar o que desejam e realizar seus projetos. Elas entenderam que celebrar a vida e cultivar encontros com verdadeiros amigos são presentes de Deus que devem e podem ser comemorados.
Comente este artigo.


Um comentário:

  1. Amizade, palavra que designa vários sentimentos que não podem ser trocados por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração.http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir