segunda-feira, 2 de março de 2015

À procura de um novo Brasil

Moralidade, decência, pudor, honestidade - seja lá qual for o vocábulo da sua preferência - não é mercê de quem governa. Também não é reverência aos que são governados. É muito mais: é dever. Sem atavios, uns e outros não são sujeitos passivos da ética pública. A ação de quitar obrigações tributárias e acolher as penalidades da legislação em vigor dimensiona o padrão do sentimento moral coletivo. O sentimento comum de impunidade, no entanto, é desintegrador da confiabilidade nas leis e nas instituições nacionais. O pressuposto da corrupção é aquele que corrompe, num tema que exibe duas bandas: uma e outra detestáveis.
No Brasil, certos políticos descobriram esse veio e dele se valem com unhas e dentes como se fora um inestancável manancial de influência e sedução. Afigura-se até que desejam mercadejar votos por intermédio de acusações, muitas das quais não encontram quaisquer possibilidades de prosperar. Anelam-se com apetite voraz de nouveau-riches. E a população flagra-se ludibriada, uma vez que a bulha em derredor vai muito além dos reais efeitos apurados. As CPIs divagam em torno de escândalos e vestem uma roupagem de conteúdo moral que nem sempre responde ao que se espera da sua instauração. Exceto as raras CPIs finalizadas e com efeitos legais, a impressão de perda de tempo e de credibilidade supera em muito os resultados malbaratados.
As constantes denúncias provocam uma certa exacerbação desconfortável que logo se traduz em malogro coletivo, porquanto muitas delas é meramente permuta irresponsável de libelos interpessoais ou simplesmente a intenção iníqua de atrair as luzes da TV para o denunciante ou denunciantes. A delação em si pouco vale. A banalização da da política. Pior: o desdém pelo direito cívico do voto.
A política brasileira já viveu tempos similares. Jamais, porém, com semelhante conteúdo de descrença nas instituições nacionais. Há no ar a sensação de que os poderes constituídos são moralmente tangíveis. O povo é impelido a crer que a corrupção jaz institucionalizada. Pior: é praga rançosa e possui gênese histórica. Nesta visão distorcida e nada alvissareira, o Brasil foi e é paciente de atos de rapina executados por políticos e administradores eleitos.
O Poder Executivo, sob a bandeira do PT, é uma escola de impudência, onde nada foge aos encantos do compadrio imoral e obsceno. Inapto para sustar a perda do significado moral, via aplicação da legislação vigente, o Poder Judiciário deixa-se também ele contaminar pelas tentações. Mas não pode ser assim.
As CPIs não podem trivializar-se e fazer soçobrar a credibilidade: não basta a sua instauração para saciar o apetite de moralidade pública. É forçoso esgotar as acusações e clarificar as suspeitas. Para tanto, urge que os agentes do Ministério Público cumpram de fato as atribuições que a Carta Magna lhes outorga. As controvérsias vociferam por objetividade. Nada será mais danoso à causa da moralidade pública do que a vulgarização ininterrupta das denúncias e o estouvamento no trato de reputações humanas.
No interior e por detrás dessa legítima sede de moralidade avulta a presença de um moralismo engendrado, que não vai além da exploração do desagrado com a política e os dirigentes do Brasil. Via expansão da classe média, que apesar de crescente vivencia momentos de agudas dificuldades, disseminou-se o moralismo mas banalizou-se a corrupção, que exige inquisição e cuidados privativos. Transparência, zelo, competência e ética na gerência do patrimônio nacional são indicadores saudáveis. No entretanto, não será através de um moralismo exacerbado e sem peias que a bela Pindorama irá reconquistar a crença nos homens públicos e no sistema democrático de escolha de governantes e representantes nos colegiados legislativos de todos os níveis.
Não há de ser na traficância da moralidade e na futilização da sequência de escândalos que o país haverá de se reencontrar com a convicção democrática. A diligência na escolha dos governantes não carece de intransigência, mas da diuturna vigília da cidadania e da sociedade. E esta não se faz pelo denuncismo vazio e inconsequente. É preferível pensar antes, enquanto há tempo, do que após o novo pleito que se avizinha de uma terra inquieta pelo desalento moral e ético de seus concidadãos.
O que se afigura como crise política, caro leitor, não vai além de mero simulacro. Crises não se reiteram como reprodução seriada: da vez segunda convertem-se em pantomimas. O Brasil exauriu todos os recursos de construir crises políticas e chimpá-las no campo institucional.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário