terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Democracia animal

No meio da selva, os animais reuniram-se para saber o resultado final da apuração das urnas. Era o momento de saber quem seria o rei do pedaço. Melhor dizendo, o presidente da selva, já que há anos não mais viviam em um governo monárquico e sim republicano. As últimas pesquisas apontavam um empate técnico no segundo turno, 52% a 48%. O candidato do Partido dos Cordeiros, Sr. Cordécio, estava seis pontos percentuais à frente da candidata do Partido dos Lobos, Sra. Lobilma.
O resultado final das urnas chocou muita gente – desculpem-me, correção: chocou muitos animais. Mais uma vez a candidata dos Lobistas saiu vitoriosa, 51,64% para Lobilma e 48,36% para Cordécio. Os Cordeiristas e simpatizantes estavam desolados com o resultado.
Apesar do Partido dos Lobos ganharem as últimas quatro eleições, era um partido que vinha, ano após ano, se envolvendo em diversos escândalos de corrupção.  Entre eles, estava a lavagem de dinheiro, evasão de divisas e o esquema de compra de votos de animais parlamentares, ou parlamentares animais, ou tanto faz, já que no mundo animalesco eram palavras sinónimas.
Nem mesmo o apoio ao Partido dos Cordeiros por parte do Sr. Falso Hinofensivo Cordeiro, conhecido por sua imaculada reputação, fez com que a grande maioria dos animais mudasse de ideia. E olha que esse respeitado senhor, quando representou por dois mandatos presidenciais consecutivos os Cordeiristas, era quem havia efetivado o uso de uma nova moeda (que futuramente estabilizaria a economia), e também privatizado várias partes da selva e implantado uma política neoliberal.
Muitos animais estavam inconformados. Não acreditavam no resultado. Um partido do mal ganhou e o partido do bem perdeu, pela quarta vez. Para explicar tal fenômeno político, chamaram o respeitável Sr. Falso Hinofensivo Cordeiro (o nome será repetido na integra, já que, por motivos maiores, o mesmo não poderá ser abreviado). Reverenciado por suas ideias brilhantes, esse senhor ficara famoso por explicar o porquê alguém escolhia ser professor na selva, lugar que pagava um dos piores salários aos educadores.  Para ele, se o animal fosse um coitado improdutivo e angustiado, então optaria por ser professor. Explicação confiável, já que ele próprio era professor.
O Sr. Falso Hinofensivo Cordeiro explicou a derrota do seu partido. Segundo ele, os eleitores Lobistas eram pobres e mal informados. O que também é lógico, pois ele mesmo foi eleito duas vezes com boa parte dos votos dos mesmos desinformados que vinha elegendo os Lobistas.
Os eleitores Cordeiristas, com o intuito de fazer prevalecer a democracia, não aceitavam os resultados. Para eles, era intolerável aceitar mais um mandato de um partido tão corrupto como os Lobistas. Os eleitores Cordeiristas eram tão democráticos que propunham ir às ruas e impedir que a Presidenta Lobilma cumprisse seu mandato. Alegavam que a diferença de votos era mínima, 3,4 milhões de votos, e que os esmagadores 54.501,118 milhões de votos para os Lobistas eram de eleitores desinformados. Se tais planos seriam executados eu não sei, só sei que era assim que funcionava a democracia animal.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário