sábado, 31 de janeiro de 2015

Qual é a diferença entre sal e sódio?

Muitas pessoas se confundem e não sabem a diferença entre sal e sódio. O sódio (NA) é um mineral que tem diversas funções no organismo, como equilíbrio entre os fluidos celulares e extracelulares. Atua na transmissão de impulsos nervosos em todo o corpo, permitindo o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais mas, em excesso, é prejudicial à saúde, leva à hipertensão arterial, perda de cálcio na urina, edemas.

Ligado ao cloro (Cl), outro mineral, forma o cloreto de sódio (NaCl), que é o usual sal de cozinha. Os cristais de cloreto de sódio contêm 39,337% de sódio e 60,663% de cloro. O sal de cozinha é o alimento que contém mais sódio. É importante saber que o termo sal é de uso genérico em química, e nem todos os sais contêm sódio.

O sódio está presente na maioria dos produtos industrializados, mesmo nos de sabor doce. Para aumentar a confusão, o sódio não está apenas em alimentos salgados, mas também em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).

Uma pesquisa publicada no ano de 2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou o teor de sódio presente em diversos alimentos. Ao todo, foram analisados 496 produtos de 26 categorias de alimentos, o campeão foi o queijo parmesão ralado com teor médio de sódio de 1.981 mg para 100 g do produto.

Nas colocações seguintes, apareceram o macarrão instantâneo com 1.798 mg de sódio para 100 g do produto e a mortadela, com 1.402 mg de sódio para 100 g do produto. Entretanto, esse estudo mostrou que há uma variação na quantidade de sódio entre as diversas marcas do mesmo produto, o que reforça a necessidade de os consumidores observarem os rótulos e, principalmente, a tabela nutricional dos alimentos industrializados. Portanto, a comparação das informações nutricionais dos alimentos de diferentes marcas e/ou sabores é fundamental para a escolha daqueles com menor quantidade de sódio.

A quantidade de sódio dos produtos precisa ser multiplicada por 2,5 para termos o equivalente em sal de cozinha. Um alimento com 500 mg de sódio representa 1.250 mg ou 1,25 g de sal. Por exemplo: macarrão instantâneo com 570 mg de sódio para 33g do produto, contém 1.425 mg ou 1,42 g de sal. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário máximo de cinco gramas de sal, o que corresponde a dois gramas de sódio. Porém, a ingestão média do brasileiro é de 12 gramas por dia. Por isso, é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e a utilização de sal nas preparações caseiras. Hoje já é possível encontrar salgantes, que são livres de sódio, controlando a pressão arterial e diminuindo a retenção de líquidos. Pode ser uma boa opção para reduzir o seu consumo.


Comente este artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário