quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Pesquisa mostra que 48% acham errado mulheres saírem sem o namorado

Dados falam sobre desigualdade de comportamento entre homens e mulheres
Uma pesquisa feita pelo Instituto Avon e Data popular revelou que 48% dos jovens acredita que é errado mulheres saírem sozinhas com amigos, sem a companhia do esposo ou namorado. Foram ouvidos 2.046 jovens de 16 a 24 anos de todas as regiões do país - 1.029 mulheres e 1.017 homens. 
Na entrevista, que foi realizada pela Internet, 96% dos jovens afirmaram viver em uma sociedade machista. Porém, ao mesmo tempo, 68% acreditam ser errado a mulher ir para a cama no primeiro encontro e 76% criticam as que têm vários parceiros sexuais. Desses jovens, 80% acreditam que mulher não deve ficar bêbada em festas ou baladas.
Na pesquisa ainda é possível perceber o quanto é comum nos namoros o controle excessivo por parte dos homens sobre a vida das mulheres. Ainda foi revelado que o sexo feminino ainda é vítima de constantes assédio, constrangimento e intimidação nos espaços públicos. 
Vítimas de assédio
Das jovens que foram entrevistadas, 78% delas afirmaram que já sofreu algum tipo de assédio como cantada ofensiva e abordagem violenta nas baladas. Elas disseram que já foram até beijadas à força. Três em cada dez afirmam que foram assediadas fisicamente no transporte público. 
Relacionamento
No relacionamento entre jovens aparecem com frequência as ações de controle e violência contra o sexo feminino: 53% delas dizem que já tiveram o celular vasculhado e 40% afirmam que o namorado controla o que fazem, com quem e onde estão. Ainda, 35% relatam que foram xingadas pelo parceiro e 33% contam que foram impedidas usar determinada roupa. 
Obrigadas a transar
Das mulheres que deram seus depoimentos, 9% afirmam que já fizeram sexo obrigadas e 37% revelaram que transaram sem camisinha, por conta da insistência do parceiro. 
Redes Sociais
A Internet tem sido um meio de controle por parte dos namorados: 32% das jovens já excluíram algum amigo do Facebook a pedido do parceiro, 30% contam que tiveram e-mail ou perfil de rede social invadido pelo namorado e 28% contarm que foram proibidas de falar com amigos pela Internet
Das jovens entrevistadas, 15% contam que foram obrigadas a revelar aos namorados suas senhas de e-mail e Facebook e, infelizmente, 2% dizem que já sofreram ameaça de cibervingança - a divulgação de fotos ou vídeos íntimos.

 Mulheres machistas
O levantamento ainda mostrou que 42% das mulheres, contra 41% dos homens, concordam que uma garota deve ficar com poucos homens. E 43% dos jovens ainda rotulam as mulheres que são para "ficar" e para "namorar". Eles acreditam que as que se relacionam com muitos homens não são para ter um namoro. Entre as meninas, 34% pensam como os rapazes. 
Apesar desse aparente machismo feminino, apenas 20% das mulheres acreditam que as que usam decote e saia curta estão se oferecendo, contra 30% dos homens.
Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário