segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dalai Lama adverte que tecnologia “pode nos transformar em escravos”

O líder espiritual tibetano Dalai Lama afirmou no sábado, em Roma, que a tecnologia “pode nos transformar em escravos” porque, segundo explicou, “se tudo está mecanizado, não temos a habilidade de ver além”.
Perguntado por uma participante em um debate da XIV Cúpula Mundial dos Prêmios Nobel da Paz, o Dalai Lama advertiu que “às vezes parece que nos transformamos em escravos da tecnologia e do dinheiro”.
O líder espiritual assegurou que o verdadeiro conhecimento não se alcança através da tecnologia – “nós apostamos na meditação analítica” – e opinou que “a inteligência artificial talvez seja muito grande, mas é impossível que seja melhor que a mente humana”.
“A mente humana sempre será melhor e mais inteligente que as máquinas e robôs, não importa o quão sofisticados sejam”, acrescentou.
Além disso, o Dalai Lama opinou que “seria perfeito poder levar a compaixão às mentes” através dos avanços tecnológicos, que “deveriam estar sob controle dos humanos”.
Espírito nas redes
A advertência pode ser válida, já que o líder espiritual tem conta oficial na rede social de fotos Instagram, perfil este que foi criado pouco depois da sua conta na plataforma de microblogging Twitter. Então, ele sabe do que está falando.
AGÊNCIA EFE.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário