quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ética dos macacos

Setembro aponta no calendário com a promessa de água, flores e alguma fagulha de ética política à humanidade.
Segundo os ciganos e mágicos etílicos, instalados nos botecos, a previsão vai se fazer cumprir e, num passe de mágica e metamorfose do sistema secular, sairá da cartola dos próprios poderosos, um por cento deles, donos de todas as terras do País de Alice.
Enquanto a crônica não vira a página, analfabetos funcionais, representantes do eleitorado – preso ao voto de cabresto – recebem salários nobres no Legislativo inativo e faltoso do País. Os coronéis seguem firme e brigando (à luz da lamparina) na saída das missas e cultos dos templos, apaziguados e apaniguados por salvadores de almas, sempre às voltas com a emissão do boleto da inclusão sócioespiritual. O engodo se dá pela cumplicidade de instituições, há décadas falidas, e no voto equivocado e pelego do eleitor que perpetua as elites.
O bafor do clima de setembro, já instalado no Cerrado, nos abala a consciência, ainda crua, sedenta por mudanças climáticas e psicossomáticas. Nas esferas político-representativas, nos canteiros outrora floridos das capitais e dentro da proposição política dos senhores feudais, amarradas ao passado, propostas mirabolantes vêm carregadas de retrocesso dando tom, cor e desperdiçando o horário democrático.
Certo como o cheiro de café coado na senzala, às seis da manhã, o resultado de mudanças e lambanças promovidas na natureza já se apresenta ao planeta azul. Há chuva onde fazia sol, vento e terremoto nas planícies antes equilibradas e o tempo vai deitando fuligem sob seres humanos sedentos por uma gota d’água sequer.
Segundo os mais céticos, a razão líquida de uma terceira guerra mundial virá da luta cotidiana gerada na ignorância e dispêndio, além da necessidade ininterrupta de produção de bens de consumo do processo capitalista incessante. Beber, ingerir, lavar, mover, transportar são alguns dos milagres os quais o homem, avalizado por Deus e furtando D’Ele, conseguiu processar a luta pela sobrevivência, transformando exterminando e se tornando latifundiário da natureza.
Erro fatal no processo de civilização, a ganância recrudesce, na tola retórica capitalista de que o homem pode e deve domar a terra, cercá-la e atribuir-lhe um valor exacerbado de compra, venda ou troca. No mundo irreal, especulativo e volátil da acumulação material o saldo espiritual do ser social denuncia o fundo do poço e alcança o vermelho.
Em O Planeta dos Macacos, o personagem principal da série se depara com a Estátua da Liberdade, na última cena do seriado. Durante toda a trama encontrava-se preso e ameaçado de morte e extermínio no mesmo planeta o qual, até bem pouco tempo, lhe proporcionava vida abundante, liberdade e capacidade de promover a Ciência da qual tornou-se vítima real, nua e crua.
A passos largos de ficção, dentro dos estádios, nominamos nossos iguais de macacos, num lobby ensaiado pela ignorância, arrogância, inveja e banalização de valores éticos, cívicos e morais.
Os macacos, embora não tenham o poder de desenvolver ferramentas e transformar a natureza, ainda não perderam a decência, consciência ambiental e, até os dias de hoje, jamais atiraram no lixo, a ética.
E o pulso... ainda pulsa!

Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Depois de curtir este excelente post do site Metendo o Bico aproveite também para conhecer o site Informações Variadas onde você encontrara um pouco de tudo confira
    Link do site http://informacoesvariadas.org/

    ResponderExcluir