sábado, 6 de setembro de 2014

Educação exemplar vem de casa

A família é um dos principais fatores de maior influência no desenvolvimento das crianças
Você já deve ter ouvido a frase: “educação vem de casa”. Ela é constantemente dita quando uma pessoa ficar nervosa com outra, devido principalmente, a falta de educação. Com o passar dos anos, aprendemos e somos influenciados pelas mudanças da vida, mas a principal referência que existe está na própria casa: os pais.
Existem pessoas que pensam que o papel de pai ou mãe é só até os primeiros anos de vida da criança, ou seja, após esse acontecimento a vida se responsabiliza de cuidar. Pode até ser que ela seja importante, mas são os exemplos dos pais que os filhos seguirão inicialmente, o que for ensinado a eles, e também o modelo que eles tiverem dentro de sua residência. 
Para a psicopedagoga clínica Lílly Anne Porto do Nascimento  o papel dos pais é de extrema importância na criação dos filhos. “Os pais e cuidadores são modelos na educação das crianças. Eles são a primeira referência que a criança tem de caráter e princípios, e ocupam o papel mais importante nessa tarefa, que nunca acaba. Pois filho é para sempre!”
Questionada sobre de que forma o exemplo dos adultos pode influenciar nas crianças, ela explica. “A criança vê nos seus pais um modelo, por isso é tão importante que os pais tenham a responsabilidade de estimulá-los com hábitos saudáveis e bons comportamentos. Se uma criança aprende por meio da imitação, logo ela precisa de um exemplo prático para que seja capaz de reproduzir. Isto é, um espelho para se guiar, e deste, vai tirar aquilo que de acordo com suas tendências servirá de molde para construir sua própria personalidade.”
A psicopedagoga clínica explica a diferença entre a educação da família e da escola. “Sim. Educação vem de casa. Estamos vendo pais transferindo essa responsabilidade para as escolas e professores. Não podemos esquecer que o aluno para a escola é somente mais um que veio e tem um tempo certo para ir embora. Enquanto que filho é para sempre. Educação do ensino é com a escola. Educação dos valores é com os pais e seus cuidadores”, diz.
Influência familiar
Será que existe diferentes formas de se educar uma criança? A psicopedagoga clínica afirma que sim, mas destaca que não existe uma regra de como fazer isso. “Em minha opinião existem muitas formas de se educar, mas não acredito que exista uma forma milagrosa ou um livro pronto que você possa segui-lo e dará tudo certo.” Lílly Anne cita alguns exemplos de como educar uma criança. “Com certeza posso afirmar que pais que buscam dar bons exemplos, que ensinam seus filhos regras e limites, que estabelecem um relacionamento respeitoso entre os membros da família, que ensinam seus filhos a respeitarem seus professores e as demais pessoas, estão no caminho certo para obterem êxito na educação de seus filhos.”
Lílly Anne explica que de acordo com os atendimentos que já realizou há sim relação na forma que fomos educados e a educação de nossos filhos. “Ouço pais em meu consultório relatarem que não gostariam de educar seus filhos da mesma forma que foram educados por seus pais. Outros relatam estarem tentando fazer com seus filhos da mesma forma que os pais fizeram com eles. Daí então posso afirmar que pais influenciam sim na forma como seus filhos educarão seus netos, com exemplos positivos, mas também com modelos negativos.”
A falta de educação familiar pode provocar diversas consequências e a psicopedagoga cita alguns deles. “Jovens que não respeitam suas famílias, tampouco as regras impostas pela sociedade. Adolescentes inseguros, transgressores, com muita dificuldade de estabelecer vínculos saudáveis e muitas vezes violentos”, explica. 
Entre as recomendações concedidas pela profissional de psicopedagogia, está a de insistir com seu filho, apesar das dificuldades. “Nunca desista de educar seu filho, mesmo que as regras e os limites pareçam não funcionar. Tenha em mente que essa criança está em formação e precisa sim de sua persistência nos bons exemplos, no cuidado diário de fazê-los repensar suas atitudes e se colocar no lugar dos outros. Ausência física não se compensa com presentes e permissividade. Invista na qualidade do tempo juntos e não na quantidade”, conclui.
Exemplo
A empresária e estudante de Pedagogia, Innis Rodrigues, casada com Thiago Dornas e mãe de quatro filhos (Gustavo Dornas, de 14 anos, Guilhermy Dornas, 10 anos, Giullia Dornas, sete anos e Giovane Dornas, cinco anos), explica como cria as crianças. “Minha criação é mais como eu fui criada, meu esposo sempre se dedica muito na educação dos filhos, sempre faz o que está ao seu alcance, tentamos colocar nossas opiniões em sintonia, assim todos colaboram com a organização de nossa casa. Fazemos sempre nossas refeições à mesa, todos juntos, faço questão deste momento em família. Sempre tem dificuldades, pois cada um está em um momento, sempre tem alguma rebeldia, uma teimosia, mas vejo que se os elogios vêm de fora é porque está dando certo meu estilo de criá-los.”
Na opinião de Innis a evolução tecnológica tem influenciado a educação das crianças. “Hoje com a tecnologia avançada, há muitos estragos na vida das crianças, principalmente a socialização, a falta de amor, a falta de tempo e a falta de momentos juntos. Isso influencia na distância e acaba perdendo o encanto do convívio familiar, hoje não existem mais amizades, com vizinhos como no tempo em que eu fui criada, tudo vem se perdendo aos poucos e em uma rapidez que dá medo”, diz.
Innis afirma que os pais são agentes diretos na vida dos filhos, e que as crianças veem os pais como seus heróis. “Se este encanto não é regado diariamente deixa de ser o ídolo e passa a ser o vilão. Me mantenho em contato direto com meus filhos até quando estou dirigindo, coloco músicas que todos sabem cantar, escolho sempre uma especial e a nomeio com o nome de cada um deles, para eles serem adultos divertidos e compromissados com regras”, exemplifica.
Educação
Em relação à frase “educação vem de casa”, a empresária concorda com o termo e concede sua opinião. “Cabe aos pais educarem para que seu filho, lá fora saiba respeitar e seguir as normas de cada ambiente, independente se for na escola, na igreja ou em outro espaço público. Para saberem aproveitar outros locais sem querer destruí-lo ou sem fazer parte dele, e que ele próprios sempre serão exemplo para outras pessoas”, comenta.
Educar uma criança de forma errada também tem suas consequências e para Innis elas são graves. “Se você faz tudo estraga, se deixa de fazer é cobrado, mas se tiver pulso firme e fazer o que é correto ao seu olhar, não ficará arrependido depois que ele crescer se tornando um cidadão do bem, crítico e participativo”, afirma.
Questionada se colocar limites é uma forma de educar os filhos, ela é direta. “Sim. Aqui em casa sou bastante rigorosa principalmente com a hora de fazer as tarefas escolares e na organização da casa, se faz algo que não é correto como: brigas de irmãos, na escola, desobediência, sempre ficam de castigo, se xingam por algum jogo ou algo similar como celular e notebook, ficam sem o que os fizeram dizer o palavrão. Não é tolerável nem brigas e nem o xingamento, por isso tem que haver a punição para que o incidente não se repita”, relata.
A estudante de Pedagogia ainda concede algumas recomendações aos pais e responsáveis. “Estar o mais próximo possível de seus filhos para que eles além de te amar, possam se sentir seguros para tratar de alguns assuntos. Independente do sexo do seu filho seja justo com todos, quando for falar em alguma forma de castigo faça, porque senão você não terá mais credibilidade. Conquiste-o diariamente e com muito amor e carinho, que nunca terás aflição, pois, seu filho sempre contará a você seus problemas. Bom, é nisso que me apego e é isso que faço para manter este equilíbrio aqui em casa”, conclui.
Comente este artigo.


Um comentário:

  1. Saulo! Parabéns pelo artigo!
    Faço minhas as suas palavras, pois tem pais que não sabem disso, dizem: "Vou colocar meu filho na escola para ver se cria educação", isso não tem cabimento, a escola deve sim relembrar e cobrar boas maneiras, e ensinar os conteúdos, enquanto valores e respeito "a educação vem de berço"...

    ResponderExcluir