terça-feira, 23 de setembro de 2014

Coberturas Vivas. Uma alternativa bela, eficiente e saudável

Nas últimas décadas o processo de urbanização se caracterizou pelo crescimento populacional, pelo aumento das construções e por uma dramática mudança na paisagem. Infelizmente este crescimento resultou em uma urbanização descontrolada e com pouco planejamento, tornando as cidades mais densas e menos integradas com a biodiversidade.
Esta densificação e falta de áreas verdes acarretam na mudança da temperatura, na mudança da direção e intensidade dos ventos, na redução da umidade do ar e diminuição da absorção de água pelo solo. Neste contexto, a falta de verde associada ao uso intensivo de veículos e de asfalto e concreto faz com que a temperatura dos grandes centros seja de 4°C a 11°C mais alta.

Há várias alternativas de implantação de infraestruturas verdes que podem trazer benefícios ao meio urbano e hoje mostrarei um pouco a respeito dos telhados verdes. Esta é uma técnica muito difundida mundo afora, porém ainda pouco explorada por aqui, por falta de conhecimento e excesso de “pré-conceito”.

telhado verde trata-se de uma técnica que substitui o telhado, ou cobertura, convencional pelo plantio de vegetação em edifícios e residências. A sua execução se torna possível através da impermeabilização, proteção e drenagem da base para posterior colocação do substrato e então o plantio de plantas, árvores e folhagens. São inúmeras as espécies que podem ser aplicadas que vão de rasteiras a árvores e plantas com muita ou nenhuma necessidade manutenção.

As coberturas vivas trazem benefícios pra a cidade, para a edificação e também aos usuários. Na escala urbana, o telhado verde qualifica o microclima, ameniza a temperatura, umidifica o ar, ajuda na sua purificação, na absorção dos agentes poluentes e auxilia na redução da poluição sonora, aumentando assim a 
qualidade de vida da população.
Para o edifício que possui este tipo de cobertura as vantagens vão desde a melhoria da condição térmica e acústica interna, uma vez que funcionam como isolantes, na melhoria da qualidade do ar que ventila os ambientes até a melhora do aspecto visual resultando em bem-estar e salubridade ao usuário.

No Brasil, já esta sendo implantado o chamado IPTU Verde em algumas cidades como Guarulhos, São Carlos e Vila Velha. Trata-se de um beneficio fiscal concedido pela prefeitura aos proprietários que investem em ações sustentáveis incentivando o aumento do verde na cidade como um todo, e, dentre várias alternativas que tornam as edificações mais sustentáveis, a cobertura verde tem se tornado a preferida pelos usuários pela sua 
beleza, praticidade e os inúmeros benefícios que vimos nesta matéria.
Comente este artigo.

Um comentário:

  1. A única precaução a tomar é contratar uma empresa séria e competente para executar a implantação de uma cobertura dessa natureza. Há muita construtora "picareta" por aí que sequer usando telhas da melhor qualidade consegue deixar a cobertura sem goteiras, imagine com uma cobertura contendo terra e plantas. De resto, nota 1000, pois sabemos de muito tempo ser imprescindível a existência de áreas de permeabilidade do solo para minimizar as enxentes cada vez que cai uma chuva um pouco mais forte. Outra solução para esse problema é a construção de cisternas para captação de água da chuva. De quebra minimiza o consumo de água dos mananciais, o que em alguns lugares vem se tornando cada dia mais dramático.

    ResponderExcluir