quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Roleta cósmica: Existem cerca de 1 milhão de asteroides ameaçando a Terra

Cientistas acreditam que existem cerca de 1 milhão de asteroides que são uma potencial ameaça ao nosso plante, mas apenas uma pequena fração foi detectada. O ex-astronauta norte americano Edward Lu, formado em engenharia elétrica, com doutorado em física aplicada, descreve a situação como uma "roleta cósmica", e que a humanidade foi salva até agora por uma "sorte cega".

Agora, o Comitê do Uso Pacífico do Espaço das Nações Unidas criou uma equipe de ação especial, para lidar com os possíveis perigos dos asteroides próximos à Terra. O grupo, IAWN (Rede Internacional de Análise e Alerta), irá colher e analisar informações sobre asteroides e avisar o governo de ameaças.
O astronauta e astrofísico Edward Lu já esteve três vezes no espaço - Foto:Reprodução

A prova dessa ameaça foi o asteroide que explodiu encima da cidade russa Chelyabinsk ao entrar na atmosfera, em 15 de Fevereiro do ano passado, com energia 20 a 30 vezes maior que a bomba atômica de Hiroshima. A onda de choque causou danos a estruturas e deixou vários feridos.
A NASA também mostrou preocupação. A instituição está oferecendo US$35 mil (R$80 mil) para quem desenvolver um código de computador capaz de identificar asteroides que ameacem a vida no planeta.
"A probabilidade de alguma coisa nos acertar no futuro é praticamente garantida, ainda que nós não estamos assustado que haja uma ameaça iminente", disse o cientista da NASA, Jason Kessler.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário