quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mulher que foi demitida por não mentir a cliente, receberá indenização de R$ 50 mil


O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região (RS) condenou a operadora 'Vivo' a pagar uma indenização de R$ 50 mil a uma ex-funcionária que se recusou a continuar um procedimento onde era instruída pela empresa, a mentir. Cabe recurso da decisão.  O 'UOL' entrou em contato com a empresa, que afirmou que "cumpre a legislação em vigor e irá interpor recurso".  
Segundo o processo, a funcionária que trabalhava no Shopping Iguatemi de Porto Alegre, se recusou a mentir para os clientes e a orientação da empresa era que ela dissesse às pessoas que o sistema para planos pré-pagos estava indisponível, para que os clientes não tivessem outra opção, a não ser contratar o plano pós-pago.  
A funcionária disse que foi assediada e demitida após um período de licença médica, quando alegou estresse e ansiedade.  
A decisão, que foi tomada pelo juiz Marcos Fagundes Salomão, foi baseada no relato de um cliente que contou sua experiência ao tentar comprar um plano pré-pago. Ele disse que um dos atendentes alegou a indisponibilidade do plano, mas, logo em seguida, foi atendido pela moça, que vendeu o plano normalmente.  
O cliente, em declaração que foi anexada ao processo, falou sobre o que aconteceu depois que ela o atendeu: "Foi impressionante a reação dos atendentes e do supervisor que, ao invés de defender quem estava fazendo o procedimento correto, se juntou aos demais para criticá-la abertamente, inclusive com ameaças".  
Segundo o juiz, não existem dúvidas de que a mulher e os demais funcionários da empresa foram instruídos a mentir para os clientes que solicitassem o plano pré-pago, dizendo que o sistema informatizado se encontrava fora do ar. "Verifico que a reclamante, exatamente por seu proceder diligente e honesto, sofreu assédio moral direto de seus colegas, que, em certa medida, a achacavam dias depois do ocorrido, tudo sob a complacência patronal", afirmou o magistrado.  
Com informações do 'UOL'
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário