sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Estudo revela que emagrecer pode deixar as pessoas deprimidas

Um novo estudo publicado no Reino Unido revelou que pessoas que emagrecem ganham qualidade de vida, mas não são necessariamente felizes. As dietas, segundo o estudo, podem deixar as pessoas infelizes, podendo chegar a quadros de depressão. 
Tal revelação é de uma pesquisa realizada pela University College London, o qual afirma que o emagrecimento pode deixar as pessoas mais propensas a sentirem tristeza e solidão, diferente das que permanecem com o mesmo peso ou não são magras.  
Isso acontece, segundo a pesquisa, porque a indústria da publicidade afirma que só pessoas magras são felizes e têm o 'poder' de transformar a vida de forma positiva. Porém, quando a pessoa emagrece, percebe que nada além do ponteiro da balança mudou e acaba se frustrando. Os pesquisadores ainda defende que as dieta escolhidas também podem influenciar no humor, já que muitas delas são complicadas de seguir à risca. 
Tal resultado partiu de um estudo realizado com quase 2 mil homens e mulheres acima dos 50 anos de idade, todos com sobrepeso ou obesidade. No início do estudo eles foram pesados e questionados sobre a frequência em que se sentiam tristes. Depois de quatro anos, 14% dos voluntários tinham perdido pelo menos 5º do peso inicial, quantidade recomendada para uma vida mais saudável.  
A pressão arterial e os níveis de gordura também caíram, outros bons resultados. Porém, o humor dessas pessoas também registrou queda. Os que perderam peso estavam 78% mais propensos a sofrer sintomas de depressão.  
Sarah Jackson, a pesquisadora que comandou o estudo, afirma que o objetivo não é fazer com que pessoas obesas desistam de perder peso: "As pessoas não devem esperar que a perda de peso melhore instantaneamente todos os aspectos da vida. A publicidade pode dar às pessoas expectativas irreais sobre emagrecer". 
Mesmo com tais resultados, a recomendação dos pesquisadores é que as pessoas façam dieta, pois o número de pessoas obesas tem aumentado drasticamente. Somente no Reino Unido, um último levantamento revelou que 60% da população já é obesa.  
A instrução é que durante a reeducação alimentar as pessoas fiquem atentas às mudanças de humor, para que, futuramente, não precisem fazer outro tipo de tratamento.  
University College London.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário