segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Estudo revela que células-tronco podem ajudar na recuperação de AVC

Só uma primeira etapa dos testes foi realizada até o momento.
Um estudo inicial da Imperial College mostrou que células-tronco podem ajudar na recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores acreditam que a aplicação das células faz com que novos vasos sanguíneos cresçam na região onde houve o problema.
A primeira etapa dos testes consistiu na retirada de células-tronco da medula óssea de cinco pacientes que haviam sofrido AVC recentemente. As conhecidas CD34 + foram usadas por estimularem melhor o crescimento de novos vasos sanguíneos. Os pesquisadores aplicaram as mesmas exatamente na região danificada.
Os pacientes foram observados durante seis meses e no período apresentaram capacidade de realizar atividades diárias sozinhos. Dos cinco, quatro haviam sofrido um AVC grave que tem como principal consequência a perda da fala e a paralisia de uma parte do corpo. 
Dos quatro pacientes, três conseguiram caminhar sem ajuda e os outros dois com pouca ajuda também puderam realizar atividades básicas. O primeiro passo do estudo não é suficientes para afirmar com toda certeza que as células-tronco são capazes de recuperar pessoas que sofreram AVC, mas outras etapas serão realizadas para comprovar a eficácia do tratamento.
 Informações: O Globo
Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário